Promover o uso da bicicleta como lazer, esporte e opção transporte são questões importantes para a Prefeitura de Passo Fundo. Pensando no bem estar e locomoção das pessoas, o prefeito Luciano Azevedo anunciou construção das duas primeiras ciclovias do município e lançou o Programa Passo Fundo Vai de Bici. Com a presença de representantes de grupos de ciclistas, o ato foi realizado na manhã dessa terça-feira (20), na Academia Passo-Fundense de Letras.
O investimento com recursos próprios do município chega a R$ 200 mil para estruturar a ciclovia em dois pontos da cidade: na Avenida Brasil, entre as Ruas Livramento e Sete de Setembro, e na Avenida Rui Barbosa, no Bairro Petrópolis. Ao todo, levando em consideração o percurso de ida e volta, serão 6.600 metros de ciclovia em um traçado dentro dos canteiros da cidade, com sinalização para travessia e orientações, sem tirar as características doa locais.
Para o prefeito Luciano Azevedo, o uso da bicicleta é uma realidade no mundo e significado de modernidade. “Anunciamos a construção das primeiras duas ciclovias de Passo Fundo em 2014. Passo Fundo Vai de Bici pretende colocar a bicicleta como pauta da cidade, como um meio de transporte popular e sustentável, que seja respeitado no trânsito”, disse Luciano.
Paralelo a ciclovia, também haverá um caminhómodro, para que a população possa ter novos espaços de lazer e cuidar da saúde. Ainda, passeios ciclísticos organizados pelas equipes do governo serão oferecidos para que o uso da bicicleta se torne um hábito. Obras de recuperação dos locais, iluminação e pavimentação serão realizadas para implementar o programa.
Em nome dos grupos de ciclistas, o representante do Grupo Pedal na Noite, César de Oliveira, agradeceu a iniciativa da Prefeitura. “É muio importante para nós contar com ciclovias em Passo Fundo. Isso nos motiva. Com certeza vamos aderir ao programa e incentivar a divulgação e o respeito no trânsito. Parabéns ao prefeito Luciano”, disse.
O Programa Passo Fundo Vai de Bici trabalha com três eixos: educação para o trânsito, incentivo ao ciclismo e estruturação. As obras da ciclovia devem ser finalizadas até o final deste ano.
Mais bicicletas nas ruas de Passo Fundo
· 1 min de leitura