Nas redes
Partidos e candidatos vão apostar muito nas redes sociais para conquistar eleitores. O PDT, por exemplo, recrutou a militância da Região Metropolitana e interior do Estado para uma missão tratada como prioridade: o uso das redes sociais. No último sábado, o partido reuniu cerca de 100 filiados por mais de três horas para receber orientações de profissionais que irão comandar o processo de divulgação nas redes. E já como aula prática, os trabalhistas que não puderam estar presentes assistiram ao curso pela Internet. "Nós reconhecemos a importância das redes sociais para essas eleições, por isso fomos o primeiro partido a lançar um site, que é o www.planodegovernocolaborativo.com.br. Ele serve para divulgar nossos seminários pelo Estado, onde colhemos sugestões para o Plano de Governo, e para que os companheiros que não podem ir aos encontros consigam dar suas contribuições via internet", atestou o pré-candidato ao governo, deputado federal Vieira da Cunha.
Presença
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem aparecido com frequência, praticamente diária, em vários eventos pelo país. É o principal convidado na maioria dos casos, como foi no congresso da ADI, na semana passada, em Brasília. Por ser o cabo eleitoral da presidente Dilma Roussef tem aparecido mais do que ela.
Campanha
Propaganda antecipada é uma prática já absorvida pelos partidos, Justiça Eleitoral e até a sociedade. A formação das alianças, o lançamento das pré-candidaturas e a aparição dos pré-candidatos em destaque nas propagandas partidárias obrigatórias no rádio e TV são algumas das possibilidades aceitáveis. E como todos fazem, não há quem conteste.
Transparência
Os vereadores fizeram muito bem em não aprovar o projeto de Ernani Laimer, PPS, que pretendia tornar secreta a votação de projetos de concessão de títulos honoríficos a cidadãos e cidadãs. As votações são abertas e permanecerão como tal. Atualizando o ditado: transparência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
Filiações
O PT comemora o fato de ser o partido político do Brasil que mais ganhou filiados em 2013. Foi o que divulgou o Tribunal Superior Eleitoral. A legenda conquistou mais de 37 mil novos petistas no ano passado. O Brasil tem 15,3 milhões de filiados em partidos políticos.