OPINIÃO

Fatos e Fotos da nossa história - 24 de maio a 30 de maio

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

24 de maio de 1890.
Falecimento de Francisco de Barros Miranda, militar da Guarda Nacional e Intendente de Passo Fundo. O Cel. Francisco de Barros Miranda nasceu em Sorocaba, filho de Antônio de Almeida Barros e de Isabel Maria de Proença. Casou-se com Maria Prudência de Souza. Dono de campos no 3º distrito de Passo Fundo, Rincão do Engenho e Campos da Estância.

25 de maio de 1931.
A imprensa noticiava que o prefeito havia reunido em seu gabinete os membros da comissão consultiva a fim de serem discutidas a instalação do serviço de água e esgoto na cidade, bem como a construção de uma Usina Hidroelética para o fornecimento de luz a população.

26 de maio de 1901.
Fundação da Societá Italiana Di Mutuo Socorro, mais tarde denominada de Clube Caixeiral. A Societá Italiana Di Mutuo Socorro era constituída por um grupo de italianos radicados em Passo Fundo. Em 30 de outubro de 1937 foi inaugurada a sede social na rua Bento Gonçalves, 323 e, em 1938, a entidade passa a se chamar Clube Caixeiral. No ano de 1992, o Clube Caixeiral funde-se com o Campestre Tênis Clube (antigo Centro Social Santa Terezinha) para formar o atual Caixeiral Campestre Tênis Clube, com sede social e sede campestre. No dia 28 de abril de 2008, com aprovação do conselho deliberativo por unanimidade, foi subtraida a palavra “Tênis” do nome da entidade, ficando a partir de então Clube Caixeiral Campestre.

27 de maio de 1931.
O jornal O Nacional noticiava que os reservistas do município deveriam se apresentar na sede da Junta Militar de Passo Fundo, no Quartel do 8º R.I. Dentro do prazo de 30 dias, sendo esse serviço de suma importância para a defesa da Pátria.

28 de maio de 1980.
Entra em funcionamento em Passo Fundo a TV Umbu. Primeiro canal de televisão local, que logo em seguida estabeleceu um convênio com o grupo RBS.

29 de maio de 1932.
Franscisco Antonino Xavier publicou uma matéria sobre o tronco ferroviário Iraí-Passo Fundo-Porto Alegre.

30 de maio de 1894.
Concluído o trecho da estrada de ferro Cruz Alta-Pinheiro Machado.

Gostou? Compartilhe