A elevação da temperatura que propiciou que a quarta-feira (28) tivesse um período da tarde mais quente segue durante a quinta-feira (29), mas deve resultar em chuva já na sexta-feira (30). Segundo o Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS) a previsão para esta quinta-feira é de sol e temperaturas amenas. O ar seco deve seguir predominando em todo o Rio Grande do Sul ao longo do dia. No amanhecer as temperaturas permanecerão mais baixas e ocorrerão nevoeiros na maioria das regiões. No período da tarde o sol predomina e os valores de temperatura superarão os 20°C em grande parte das áreas. Para a região de Passo Fundo a previsão é temperatura mínima em 6ºC e máxima em 20ºC.
Na sexta-feira (30) a chuva deve voltar ao Estado, dia que começará com nevoeiros no amanhecer na maior parte do RS. Ao longo do dia, o sol aparece entre nuvens e mantém a elevação das temperaturas em todas as regiões. No fim da tarde e durante a noite, o deslocamento de uma nova frente fria provocará pancadas de chuva na maioria das áreas. Para a região Norte, precisão de temperatura mínima de 7ºC e máxima de 20ºC.
No sábado (31) existe possibilidade de temporais. O deslocamento de uma área de baixa pressão mantém o sábado com céu encoberto e com chuva em todo RS, com possibilidade de temporais isolados principalmente na Metade Norte. As temperaturas permanecerão amenas. No domingo (1º) uma massa de ar seco diminui a nebulosidade. O dia vai começar com temperaturas baixas em todo Rio Grande do Sul. Somente entre a Serra do Nordeste e o Litoral Norte há possibilidade de chuviscos/garoas no período da manhã. Ao longo do dia o ingresso de uma nova massa de ar seco e frio diminui nebulosidade e, a partir da tarde, garante o predomínio do sol em todas as regiões.
El Niño
De acordo com o Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), coordenado pela Fepagro, existe a possibilidade de ocorrência do evento El Niño no Rio Grande do Sul no final do inverno e início da primavera. A análise da superfície do mar no Pacífico Equatorial indica uma elevação da sua temperatura nos próximos meses, o que poderá contribuir para o surgimento do El Niño. Se confirmado, o evento climático fará com que as chuvas aumentem no final do inverno. Quanto às temperaturas máximas e mínimas, a tendência é que se mantenham abaixo do padrão climatológico em todo o Estado.