O deslocamento de policiais de Passo Fundo para as cidades-sede da Copa do Mundo e os recentes assaltos nas imediações do Aeroporto Lauro Kortz motivaram a direção da Acisa a convidar o comandante do 3º RPMon, coronel Carlos Fernando Bicca, para debater a segurança pública no município. O encontro aconteceu na manhã de quinta-feira (29) na sede da associação. “Em razão da modificação que nós precisamos fazer na forma de efetuar policiamento pela ausência temporária de efetivo durante a copa adotamos uma estratégia de curto prazo, buscando que a segurança continue da mesma forma que estava antes”, esclareceu o comandante.
Joelson Zandoná, que esteve presidindo a reunião na ausência do presidente Marco Antônio Silva, ressaltou que “o momento da segurança está delicado, mas não é caótico, temos que entender como está funcionando e tentar ajudar, então a Acisa se reuniu com o comandante da Brigada Militar para que a gente possa achar meios de fazer a nossa parte”.
Com relação à segurança no aeroporto, Bicca destacou que desde a última quarta-feira (28), o local e as imediações estão sendo patrulhados. “Preocupada com os assaltos que aconteceram no aeroporto de Passo Fundo, a direção da Acisa me convidou para uma reunião, em que conversamos a respeito dos programas de segurança no local, porque até então não tínhamos ocorrência que justificasse o policiamento lá no aeroporto. Mas diante destes últimos fatos, desde ontem (quarta-feira, 28 de maio) iniciamos o policiamento, principalmente nos locais de menor circulação na rodovia, durante a madrugada, quando chegam alguns voos ou o ônibus da Azul trazendo passageiros de outros destinos e que desembarcam no aeroporto. Nesses períodos nós teremos policiamento no local”, explica o comandante.
A estratégia adotada pela Brigada Militar para garantir mais segurança aos passageiros que chegam a Passo Fundo pelo aeroporto ou que se deslocam para embarcar nos aviões é de intensificar o patrulhamento nos horários de chegadas e saídas e voos. “Pretendemos fazer o policiamento nas imediações do aeroporto até para poder flagrar alguém que possa estar com a intenção de cometer assaltos naquela região. Estamos fazendo o patrulhamento no entorno e também vamos entrar no aeroporto para verificar a situação, porque os bandidos tanto podem estar fora do perímetro do aeroporto como dentro”, avalia.
Nova reunião
Como o tema da segurança neste período de copa é bastante preocupante, uma nova reunião foi marcada. “Já foi estabelecido na própria reunião que na próxima sexta-feira (6) haverá uma nova reunião onde serão convidados, além do comando do terceiro regimento, o delegado regional de Polícia, o delegado da Polícia Federal e o chefe do posto da Polícia Rodoviária Federal. Nessa reunião discutiremos também outras situações relevantes para a segurança pública e a segurança do aeroporto Lauro Kortz”, informa Bicca.