Dia do Desafio teve um total de 4,1 milhões de atendimentos pelo Sesc no Estado, número que supera a marca do ano passado. Atividades físicas foram promovidas em todas as 497 cidades gaúchas desde os primeiros minutos do dia e se estenderam até o início da noite, proporcionando interação entre os participantes. Na Capital, uma corrida noturna, com a participação de mais de 900 atletas, abriu a programação. O município de Passo Fundo disputou com a cidade de Plaza, mas perdeu o desafio por 50,72% contra 63,54% da cidade cubana.
Neste ano, o Dia do Desafio movimentou cidades do Continente Americano e, no Rio Grande do Sul, teve recorde de adesão, com a participação de 100% dos municípios. Realizado em diversos países, o evento estimula a prática de atividades físicas, numa disputa realizada anualmente na última quarta-feira do mês de maio. A proposta é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
A ação acontece em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Nesta edição do Dia do Desafio, Porto Alegre travou o confronto saudável com a cidade de Guarulhos (SP), pela segunda vez. Os resultados dos confrontos entre as cidades serão divulgados a partir desta quinta-feira (29/05) pelo site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.
Move Brasil
O Dia do Desafio é uma ação para o Move Brasil. O Move reforça o compromisso do Sesc com a promoção da saúde e da prática de atividades físicas e esportivas, duas de suas áreas prioritárias. A instituição planeja atividades que se multipliquem nacionalmente e beneficiem milhares de brasileiros. Dessa forma, oferece assistência médica por meio de ações destinadas ao diagnóstico e à prevenção de doenças, além de experiências esportivas como meio de lazer ou vivência de aprendizagem e aperfeiçoamento de uma modalidade.