Safra do ano passado impulsiona aumento de área

Levantamento da Emater aponta aumento de mais de um milhão de hectares plantados com trigo no Estado

Por
· 1 min de leitura
Crescimento da área plantada de trigo deve ser de 10% na região nesta safraCrescimento da área plantada de trigo deve ser de 10% na região nesta safra
Crescimento da área plantada de trigo deve ser de 10% na região nesta safra
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O último ano foi marcado por uma safra animadora no estado. Bons números que explicam a ampliação da área destinada ao cereal em 2014. A capitalização dos produtores e o incremento tecnológico também justificam a opção pelo trigo como cultura de inverno. Cerca de 90% da produção brasileira se concentra na região Sul. O Paraná lidera seguido pelo Rio Grande do Sul. O norte gaúcho se destaca no cultivo de trigo. Na última safra, mais de 200 mil hectares foram semeados na região. Este ano, esse número deve aumentar em 10%.

O plantio começa na próxima semana e os produtores devem ficar atentos a alguns fatores nesta safra conforme explica o engenheiro agrônomo e diretor do Grupo FLOSS, Luiz Gustavo Floss. “Há previsão de El Niño, ou seja, deve ter mais chuva com temperaturas acima da média para a época. Essa combinação aumenta os riscos de doenças no trigo”, alerta. Quem apostar no cereal, deve se precaver com fungicidas para evitar a proliferação de doenças.

Na propriedade de Edson Gilberto Schultz, em Ernestina, o cereal é opção para o inverno desde 1967. O produtor intercala o trigo com a canola há quatro anos. Nesta safra, deve destinar cerca de 150 hectares para cada cultura. “O trigo ajuda a preparar a terra para o nosso principal cultivo: a soja no verão,” argumenta.
 
Produtividade
A Conab estima que o rendimento médio este ano chegue a 2.735 kg/ha no Rio Grande do Sul, o que representa uma possível queda de 13,55% em relação ao último ano. A Companhia ainda prevê uma produção recorde para o Brasil de quase 7 milhões de toneladas com a recuperação da safra paranaense.

Gostou? Compartilhe