Além da bola

Copa vira tema de aula e instituições de ensino alteram os horários de aula nos dias de jogos do Brasil

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em ano de Copa do Mundo no Brasil, o futebol vira uma febre desde as crianças até os adultos. Por isso, as escolas públicas e privadas e instituições de ensino superior estão programando alterações nos horários das aulas, decorando seus espaços e desenvolvendo atividades didáticas relativas ao tema. A grande maioria das instituições de ensino optou por liberar os alunos mais cedo nos dias 12, 17 e 23 de junho, quando o Brasil tem jogos no turno da tarde na primeira fase da Copa.

No Colégio Notre Dame, além da decoração especial, a Copa do Mundo virou ferramenta de aprendizado nas salas de aula. As turmas de Ensino Fundamental I, desde o começo da segunda quinzena de maio, estão envolvidas em pesquisas históricas sobre o Mundial, seus países-sede, seus campeões e mascotes, além de aprofundar conhecimentos sobre os países que participam da competição de 2014, no Brasil.

Os alunos das turmas de 4º ano são os mais empolgados. Em uma atividade interdisciplinar, eles desenvolveram um estudo de peculiaridades brasileiras, como o que antecedeu a confecção de novos mascotes desta edição do Mundial. Já, na Educação infantil, as atividades alusivas à Copa do Mundo, que tem, entre elas, jogos, produções artísticas e lições matemáticas, serão iniciadas na semana de abertura do campeonato. Os demais segmentos abordam o assunto em atividades de pesquisa e analíticas, desenvolvidas nas quatro áreas do conhecimento. O objetivo é estimular o conhecimento em diferentes aspectos, a busca por informações sobre a sua realização e o debate.

Sessão jogo
Tanto o Colégio Notre Dame, quanto a Escola Notre Dame Menino Jesus manterão o calendário regular de aulas, durante todo o período de realização da Copa do Mundo. Nos dias de jogos da seleção brasileira, apesar da aula ser mantida normalmente, os pais que desejarem buscar seus filhos antecipadamente, estarão liberados para fazê-lo. Os demais poderão assistir às partidas na própria instituição de ensino.

Alunos liberados no Conceição
O Colégio Marista Conceição irá liberar os estudantes e educadores nas datas em que a seleção brasileira entrará em campo. Não haverá local no colégio para assistir aos jogos. Caso alguma família não consiga buscar seu filho (a), ele ficará sob o amparo do colégio, nas dependências da instituição. Para os jogos da 1ª fase, os horários os alunos e educadores serão liberados às 16 horas nos dias 12 e 23 de junho e às 15h30 no dia 17 de junho.

Aulas noturnas suspensas na Imed
A Faculdade Imed optou por suspender as aulas noturnas nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2014 considerando o grande número de alunos que moram em cidades da região e que precisam de transporte intermunicipal. “Com o intuito de não prejudicar os acadêmicos que residem em outros municípios e que necessitam desse transporte para se deslocar até a instituição, a Direção optou em cancelar as aulas nestes dias”, diz a nota. O atendimento na instituição também terá horário especial. Nos dias 12 e 23 de junho, quando os jogos do Brasil acontecem às 17 horas, o atendimento na IMED será realizado apenas até às 16h30. No dia 17 de junho, quando a partida começa às 16 horas, o funcionamento será realizado até às 15h30.

Rede municipal e estadual

Nas escolas públicas municipais e estaduais, a orientação é a mesma, tanto por parte da Secretaria Municipal de Educação, quanto por parte da 7ª Coordenadoria Regional de Educação. Nos dias de jogos do Brasil, as escolas podem liberar os alunos mais cedo, desde que apresentem a forma de compensação do horário de aula perdido. Segundo a coordenadora de educação da Secretaria Municipal de Educação, Marla Debastiani Massi, não haverá alteração na rotina das escolas de educação infantil nos dias de jogos e o atendimento será feito até às 18h30.

UPF
A Universidade de Passo Fundo, também optou por cancelar as aulas na primeira fase do campeonato. No dia 12, quando acontece a cerimônia de abertura da Copa do Mundo (15h) e estreia do Brasil (17h), não haverá aulas nos turnos da tarde e noite nos campus Central e nos Campis. No dia 17 de junho, as aulas acontecem somente até às 15h30. No turno da noite, as atividades no campus central e nos campi de Casca, Carazinho, Sarandi, Soledade e Lagoa Vermelha iniciarão às 20h20. No campus Palmeira das Missões, as aulas terão início às 20h30. Já no dia 23 de junho, as aulas, no turno da tarde, ocorrerão até às 16h30 e haverá dispensa das aulas, no turno da noite, no campus central e nos campi.

UFFS
No campus da Universidade Federa Fronteira Sul de Passo Fundo, o expediente dos setores e as aulas do curso de medicina estarão suspensos a partir das 12h30 nos dias de jogos. Para recuperar as aulas, os alunos terão atividades substitutivas.

Jogos do Brasil
Primeira fase
12 de junho (quinta-feira) – 17 horas – Brasil X Croácia
17 de junho (terça-feira) – 16 horas – Brasil X México
23 de junho (segunda-feira) – 17 horas – Brasil X Camarões
*As oitavas de final para o GRUPO A, as partidas acontecem em sábado (28) e domingo (29). Nas quartas de final, os jogos acontecem no dia 4 de julho (sexta-feira) e a semifinais, no dia 8 de julho (terça-feira). A final do mundial está marcada para o dia 13 de julho, domingo.

Tiradentes
No Colégio Tiradentes, a opção também foi liberar os alunos e professores uma hora antes do início de cada partida do Brasil. Segundo o diretor da instituição, Major André Idalmir Savian Juliani, a medida foi tomada para que os alunos que moram em outras cidades da região possam assistir os jogos em casa. O tema da Copa foi escolhido como tema do segundo trimestre de aulas, com atividades interdisciplinares, envolvendo redações, artes, e cálculos matemáticos. A instituição também será decorada com o tema.

Correios
Em Passo Fundo, as agências de Correios, funcionarão em horário normal nos dias de jogos do Brasil.

Gostou? Compartilhe