Curso de língua portuguesa a estrangeiros

Proposta da Prefeitura pretende eliminar a discriminação racial e contribuir para a promoção da igualdade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir da necessidade de eliminar a discriminação racial e contribuir para a promoção da igualdade, a Prefeitura de Passo Fundo apresentou proposta ao Ministério da Justiça, com a finalidade de capacitar estrangeiros vindos do Senegal, Bangladesh, Moçambique, Somália e Haiti. A iniciativa pretende oferecer formação, educação e fortalecimento de ações direcionadas aos moradores estrangeiros do município, através de cursos de língua portuguesa, a fim de facilitar a comunicação de todos.

O curso, que terá duração de doze meses, será administrado pela Coordenadoria da Igualdade Racial. Os participantes receberão material didático, lanche, uniforme, além de apoio e acompanhamento pós- capacitação.

Para o vice-prefeito Juliano Roso, a capacitação vai facilitar a comunicação e consequentemente, as relações profissionais dos estrangeiros que vivem em Passo Fundo. ?Esse curso vai possibilitar aos estrangeiros que residem no município uma melhor comunicação com a comunidade passo-fundense, garantindo autonomia e emancipação para estas pessoas, que chegam na cidade em busca de autoestima e oportunidades?, explicou Juliano.

Cerca de 780 migrantes vivem atualmente na cidade. A maioria é do sexo masculino com idade entre 25 e 40 anos. Grande número trabalha na área da construção civil, empresas de asfalto e na área frigorífica. Ainda, existem alguns estrangeiros atuando em empregos temporários, como a comercialização de bijuterias, por exemplo.

Gostou? Compartilhe