OPINIÃO

Dislipidemia mixta (LDL + TG) impõe tratamento urgente

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Toda vez que o colesterol total e os triglicerídeos são elevados, estamos diante de uma dislipidemia mixta, ou seja, com a saúde em risco.

Quando a pessoa (paciente) está com os níveis de triglicerídeos e colesterol total elevados, deve procurar imediatamente ajuda médica e nutricional para priorizar a normalização do seu peso corporal e reduzir os índices de LDL e TG e elevando o HDL. Essas hipóteses ocorrem principalmente devido ao tipo de hábitos, ou seja, em razão do estilo de vida que estão levando, como por exemplo: a má alimentação, o sedentarismo e o estresse a que estão submetidas e tantos outros fatores correlatos.Caracterizadas estas taxas elevadas o paciente deve, com a máxima urgência, excluir uma série de alimentos da sua nutrição diária, especialmente as fontes de gorduras e açúcares.

É indispensável a imediata mudança de hábitos alimentares e comportamentais diários, inclusive adotar a prática de exercícios regulares que são indispensáveis à vida diária. Além de excluir uma série de alimentos negativos à saúde, deve-se incluir no cardápio alimentos que possam colaborar na regularização dos níveis de gorduras no sangue. Aliás, sobre esses alimentos é que vamos discorrer sucintamente. A ingestão de alimentos à base de soja, aveia e linhaça, suco de uva, peixes, castanha do Pará, semente de girassol, nozes, canola, feijões, verduras e legumes são recomendados.

Entretanto, o indivíduo portador desses problemas de saúde deve, peremptoriamente, excluir a ingestão de refrigerantes e frituras. É salutar e muito importante abster-se também de jantar, com a ingestão de alimentos “pesados”. Substituir a janta por um lanche leve e de baixa caloria, mas nutritivo, é outra recomendação. Lembre-se, que à noite, o metabolismo é lento e por isso permite uma maior absorção de gorduras e açúcares durante o sono, além do desconforto que gera pela demora da digestão e possível surgimento de apneia do sono.

Em assim sendo, é de fundamental importância que as pessoas portadoras destas patologias procurem orientação medica e nutricional e submetam-se a imediato tratamento com mudança no estilo de vida.

Ana Maria Bueno é professora, nutricionista clínica, personal nutri, com especialização em Serviços de Alimentação e Hotelaria, Obesidade e Emagrecimento, Nutrição nos Ciclos da Vida e em Cirurgia Bariátrica
[email protected]
http://www.nutrianamaria.com.br

Gostou? Compartilhe