O mês de junho chegou e com ele começam a ser promovidas as festas juninas. Brincadeira, diversão, comidas típicas. Assim são feitas as festas juninas que já fazem parte do calendário de festejos de grande parte das escolas de Passo Fundo, sejam municipais, estaduais ou particulares.
Este ano, em função da Copa do Mundo de Futebol, algumas promoções foram antecipadas para não coincidir com as datas de jogos, por isso, já neste final de semana, dias 7 e 8 de junho, acontecem as tradicionais festividades em algumas escolas e comunidades.
Alunos de pelo menos duas escolas terão no próximo sábado, dia 7, um dia dedicado aos santos do mês de junho, como é o caso do Colégio Salvatoriano Bom Conselho e Colégio Notre Dame. Na programação do Bom Conselho terá dança de quadrilha, pescaria e momento para estourar estalinhos, elementos bastante tradicionais desta época do ano. Além disso, os pequenos poderão ter acesso a brinquedos e comidas típicas. De acordo com o setor de marketing do colégio, a festa é promovida pela Associação de Pais e Mestres e acontece das 14h às 17h30.
No Colégio Notre Dame a festa junina que será realizada no sábado é a culminância da Semana da Escola que está sendo comemorada com toda a comunidade escolar. A programação contará com apresentações de danças típicas dos alunos desde a educação infantil até o ensino médio. Além disso, a comemoração terá barracas de pescaria, pipoca, doces e estalinhos.
No final de semana seguinte, a programação começa com o Colégio Redentorista Menino Deus, que promove a festa junina no dia 13 de junho, sexta-feira, a partir das 16h. No Colégio Marista Conceição a festa junina acontece no dia 14 de junho para os alunos de todos os níveis. As atividades serão realizadas das 13h30 às 19h30 e estão sendo preparadas apresentações dos alunos.
Ainda no dia 14 de junho, os alunos do Colégio Notre Dame Menino Jesus participam das comemorações juninas, que terão como tema a Copa do Mundo. Além das apresentações artísticas dos alunos, serão montadas barracas de pescaria, pipoca, estalinhos e doces.
Orientação sobre bebidas alcoólicas
Todos os anos uma ação entre o Ministério Público e o Conselho Tutelar articula a fiscalização para evitar o consumo de bebidas alcoólicas nestas festividades por parte dos adolescentes que frequentam as festas juninas. Este ano a reunião que define as ações ainda não foi realizada, mas isso não quer dizer que não haverá fiscalização e uma atenção especial por parte do Conselho Tutelar. Na Microrregional 1 do Conselho Tutelar de Passo Fundo, por exemplo, os conselheiros estão organizados para prestigiar e auxiliar na fiscalização das comemorações.
Segundo a coordenação da Micro 1, as próprias escolas e entidades encaminham convites ou avisos aos conselheiros tutelares com as datas e horários. Com isso, eles fazem um calendário e se agendam para ir a todas as festas. Já nas que estão marcadas para este final de semana, a presença dos conselheiros está garantida. Além da fiscalização, a orientação para professores e direções das escolas é que se flagrarem menores consumindo bebidas alcoólicas nas imediações das instituições que chamem a Brigada Militar e acionem os pais ou responsáveis dos alunos.
De onde vêm as festas juninas
As festas realizadas no mês de junho, as festas juninas, foram originalmente criadas em homenagem aos santos do mês: Santo Antônio (também conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua, pois nasceu em Lisboa/Portugal, mas acabou posteriormente atuando e chegou a falecer em Pádua/Itália), cuja festa se comemora no dia 13; São João Batista, primo e batizador de Jesus Cristo, cuja festa se comemora no dia 24; e São Pedro, cultuado no dia 29.
Essas festas foram trazidas pelos portugueses e nas comemorações atuais são conservados muitos elementos das velhas civilizações, em que as populações do campo festejavam as proximidades da colheita, por exemplo. A fogueira era uma maneira de festejar a chegada, dessas colheitas, elemento que acaba aparecendo nas festas, porém apenas representado artificialmente na maioria das festas.