Hospital São Vicente investe em sustentabilidade

Ser sustentável é desenvolver ações e atividades humanas

Por
· 1 min de leitura
Detalhe da recuperação da Área de Preservação Permanente (APP)Detalhe da recuperação da Área de Preservação Permanente (APP)
Detalhe da recuperação da Área de Preservação Permanente (APP)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O dia 05 de junho é lembrado mundialmente como Dia do Meio Ambiente. Estipulada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, a data lembra a preservação do meio ambiente e a busca por conscientizar as pessoas a viverem de forma sustentável. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, a palavra sustentabilidade está presente nas projeções de desenvolvimento da instituição. Umas das ações realizadas no momento é a conclusão da nova Lavanderia, um empreendimento sustentável, que reflete o cuidado com o meio ambiente e o futuro das próximas gerações.

Ser sustentável é desenvolver ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Com este foco, Luis Dalmagro, assistente administrativo do HSVP ressalta que o HSVP direciona esforços para impulsionar seu desenvolvimento, preservando o meio ambiente. “Em uma área de 32.000m², a nova lavanderia conta com 3.099,95 m² de área construída, cercada por ampla área verde, recuperação de APP (Área de Preservação Permanente), com plantio de mais de 500 mudas de árvores nativas, cortinamento vegetal e plantio de grama nos barrancos para controle de erosão”, enumera algumas das ações de preservação ambiental. Dalmagro salienta que o projeto foi elaborado por bióloga e aprovado pela FEPAM.

O empreendimento, segundo Joice Santoro, presidente da Comissão do Meio Ambiente do HSVP, foi pensado e desenvolvido para aliar tecnologia e sustentabilidade. Ela destaca que serão tratados 100% dos efluentes líquidos, sendo que o projeto prevê que 70% destes sejam reutilizados nos processos da lavanderia. “O vapor utilizado no processamento das roupas é gerado por meio de caldeira a lenha. 60% desta é produzida em área de reflorestamento de eucalipto própria. Por ser automatizada a caldeira conta com sistema de reaproveitamento de calor e filtragem da fumaça, gerando economia de até 35% no consumo da lenha”, detalha Joice.


Comissão do Meio Ambiente
O impacto ambiental de hospitais e outras instalações voltadas à assistência à saúde exige a prática de gestão sustentável. Por isso, desde 2000, o HSVP mantém a Comissão do Meio Ambiente, que tem o desafio e o intuito de transmitir informações educativas de preservação, separação adequada e destinação dos resíduos produzidos no ambiente hospitalar. A separação e destinação adequada do lixo são intensamente repassadas aos mais de três mil funcionários, bem como para pacientes e familiares.

Gostou? Compartilhe