"A Embrapa é o futuro do Brasil"

Ministro da Agricultura Neri Geller anunciou apoio ao órgão ontem em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Ministro visitou a estrutura da Embrapa Trigo e falou aos funcionáriosMinistro visitou a estrutura da Embrapa Trigo e falou aos funcionários
Ministro visitou a estrutura da Embrapa Trigo e falou aos funcionários
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na rápida passagem por Passo Fundo ontem à tarde, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller recebeu do chefe-geral da Embrapa, Sergio Dotto, o pedido de apoio ao projeto de avaliação da qualidade industrial e sanitária do trigo brasileiro. Cumprindo agenda na região sul do pais, o ministro visitou as dependências da Embrapa Trigo em Passo Fundo e falou rapidamente aos funcionários. Depois seguiu para Marau, onde tinha encontro com prefeitos da região. Questionado sobre o futuro da Embrapa, Geller disse que o órgão desempenha um papel fundamental, tanto na produtividade como na melhoria da qualidade dos produtos no país através das pesquisas. “O futuro da Embrapa é o futuro do Brasil” afirmou. 

No comando da pasta há apenas 90 dias, Geller reconheceu a deficiência orçamentária da Embrapa, no entanto, garante ‘que o ministério vem dando toda a atenção que o órgão merece’. Disse ainda que nos três meses de governo, vem atuando o mais próximo possível dos agricultores, mas sem deixar de olhar para dentro de seu ministério. “Temos uma equipe técnica eficiente, mas falta ainda organização e gestão. Eu vou fazer isto, venho da iniciativa privada, sou agricultor, sei da importância de se trabalhar o orçamento antecipadamente” declarou.

O ministro chamou a atenção para os investimentos que o governo federal vem disponibilizando para o setor e enfatizou as baixas taxas de juros. “Sou da área e afirmo com toda certeza que nunca foi investido tanto na agricultura como agora. Temos trabalhando com taxas de juros de 3,5%, bem abaixo da inflação. Há 15 anos este índice já foi de 15%” observou.


O ministro demonstrou otimismo ao destacar o salto na produção de grãos do país que pode ultrapassar os 200milhões de toneladas na próxima safra. Durante o encontro no auditório, com a presença do prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, Geller recebeu das mãos do chefe-geral da Embrapa, Sérgio Dotto, uma cópia do projeto que prevê a avaliação da qualidade industrial e sanitária do trigo brasileiro e se comprometeu em apoiá-lo. A preocupação do estudo é demonstrar a qualidade do cereal produzido no país. “Temos uma produção cada vez mais crescente de trigo, mas em nível de governo, não existe um levantamento da safra, como é a qualidade dele, não só industrial, mas sanitária também. Sempre se diz que o trigo brasileiro não tem qualidade, então queremos fazer um levantamento e mostrar o contrário. Não temos um levantamento global” explicou Dotto, que disse ter ficado otimista com o comprometimento do ministro.

Gostou? Compartilhe