Professores vão às urnas

Eleições para a direção do Cpers movimentam três chapas em Passo Fundo e quatro para o comando estadual

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Esta semana, nos dias 10 e 11 de junho, terça e quarta-feira, acontecem as eleições para a diretoria do 7º Núcleo do Cpers, com sede em Passo Fundo, e também para o Núcleo Central, que fica em Porto Alegre. Os mais de três mil associados na região de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) deverão apresentar, na hora do voto, o comprovante de que são associados e um documento com foto. “Este ano teremos datas diferenciadas, que serão nos dias 10 e 11 de junho. Teremos urnas na cidade em praticamente todas as escolas e haverá também uma ou duas urnas volantes para atender as escolas do interior”, explica Rube de Souza Roque, presidente da subcomissão eleitoral do 7º Núcleo do Cpers. O voto é por cédula, onde os eleitores deverão escolher a chapa regional e a chapa estadual. Este ano, três chapas disputam a diretoria do 7º Núcleo. No estado, a disputa ficou entre quatro chapas.

A apuração, em Passo Fundo pelo menos, começa às 8h do dia 12 de junho, mas ainda não existe previsão para o encerramento. “A apuração para o núcleo será iniciada no dia 12 a partir das 8h com as urnas que já tiverem chegado. Foi feito um acordo entre as chapas 2 e 3, que estavam presentes na reunião que a subcomissão convocou, para que se inicie às 8h o escrutínio no dia 12 em função do jogo inaugural da Copa do Mundo. Ainda não temos previsão de resultado final, porque são 42 municípios e não podemos escrutinar mais de 50% das urnas enquanto não chegar a última urna no núcleo”, esclarece Roque. Além dos professores e funcionários na ativa, votam também os aposentados, que podem procurar a urna que estará disponível no 7º Núcleo.

Apesar de não ser obrigatório votar, o presidente da subcomissão espera uma grande adesão. “Gostaríamos que a grande maioria participasse desse pleito porque é o meio de fortalecer o nosso sindicato”, salienta. Entretanto, a comissão central acredita que dentre os associados, o comparecimento às urnas fique em 80%. As urnas poderão ser acessadas das 8h às 22h nas escolas e das 8h às 17h30 no 7º Núcleo.

Uma novidade da eleição deste ano é a possibilidade de ocorrência de segundo turno. Porém, se ocorrer, ainda não existe definição quanto à data. O presidente da subcomissão acredita que na necessidade de segundo turno a eleição possa ser feita no momento em que ocorre também a eleição dos representantes, conhecida por 1 por mil, ou seja, cada núcleo pode eleger um representante para cada mil associados para atuarem junto à diretoria que for eleita para o Núcleo Central.

Gostou? Compartilhe