Nesta terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de junho, acontecem as eleições para o Cpers Sindicato. Além de escolher quem fica com a diretoria do 7º Núcleo do Cpers, com sede em Passo Fundo, os professores, funcionários e aposentados lotados no município votam também para escolher quem fica com a presidência do Núcleo Central do sindicato, com sede em Porto Alegre. Em Passo Fundo, mais de 3.300 associados estão aptos a votar. Para tanto, devem procurar as urnas que estarão disponíveis em todas as escolas da cidade, ou as urnas volantes que estarão percorrendo o interior, ou ainda a urna que estará disponível na sede do 7º Núcleo. Para poder participar é preciso apresentar, na hora do voto, o comprovante de filiação e um documento com foto.
A previsão é de dar início à apuração já na manhã do dia 12 de junho, mas ainda não há previsão para o término e comunicação dos resultados. Isso, porque a subcomissão eleitoral depende que todas as urnas da região de abrangência do 7º Núcleo, que compreende 42 municípios, cheguem para que seja finalizado o escrutínio.
Este ano, a diretoria do 7º Núcleo é disputada por três chapas, o que pode levar à ocorrência de segundo turno, caso nenhuma das chapas conquiste 50% dos votos mais um já na primeira etapa. Além da diretoria, 20 dias após o encerramento do processo eleitoral, são escolhidos um representante para cada mil filiados. A região de Passo Fundo, portanto, poderá ainda escolher três representantes para atuarem junto à presidência em Porto Alegre.