Problemas em efetuar e receber chamadas, enviar mensagens e conectar a internet através do celular estão cada vez mais frequentes em Passo Fundo. Apesar das dificuldades com operadoras de telefonia serem constantes, nos últimos dias os problemas aumentaram. Segundo cartilha publicada pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel a principal obrigação das operadoras de telefonia móvel é garantir a imediata utilização do serviço. Porém, quando o aparelho não está funcionando de forma adequada, qualquer consumidor tem o direito de registar suas reclamações junto à Anatel.
A estudante Jéssica Tavares conta que desde a última semana teve problemas em realizar chamadas. Ela também reclama da conexão do celular que constantemente está sem sinal. Sandra Dias relata a mesma situação: “achei que o problema era no meu aparelho, mas depois constatei que mais pessoas não estavam recebendo chamadas e mensagens por causa do sinal”. O contratempo também afetou a advogada Camila Dal Lago e a psicóloga Tatiane Piazza: ambas não receberam chamadas durante um dia todo e quando verificaram, perceberam que o problema era com a operadora. Além disso, as chamadas perdidas começaram a ser registradas no aparelho horas mais tarde, quando o sinal regularizou.
Para Rogério Silva, coordenador do Procon e do Balcão do Consumidor em Passo Fundo, qualquer reclamação que o usuário tenha em relação a qualidade do serviço, deve procurar primeiramente a operadora e depois levar o protocolo de atendimento (que pode ser tanto presencial, quanto pelo 0800) até o Procon. Ainda segundo Rogério, apesar dos consumidores terem problemas frequentes com essas empresas, agora estão começando a chegar as primeiras reclamações referentes aos problemas dos últimos dias. “O que sugiro é que o consumidor faça sua reclamação também junto a Anatel que é o órgão fiscalizador. Esse serviço é essencial e contínuo, não pode parar, por isso estamos acompanhando e verificando a demanda dos consumidores”.
Conforme o Procon, nesta segunda-feira (9) as operadoras ainda não haviam comunicado se existe algum problema técnico na cidade que esteja causando problemas. Porém, entramos em contato com as operadoras Vivo, Claro e Tim para relatar os problemas dos consumidores e elas informaram que o problema de sinal afeta toda região. O atendimento da Vivo informou que os problemas referentes ao sinal do aparelho estão sendo causados por uma falha sistêmica na rede, provavelmente ocasionado pela chuva e o mau tempo. Segundo a operadora, os usuários podem solicitar para qualquer atendente um sincronismo do aparelho, que ajuda a amenizar o problema. Mas em até 48h o sinal da região de abrangência do DDD 54 deve ser restabelecido. As operadoras Claro e TIM também informaram que durante o último final de semana houve uma falha no sistema da região, mas que nesta segunda-feira o sinal já estava normalizado.
Funcionários da OI entram em greve
Na tarde desta segunda-feira, colaboradores de empresa terceirizada pela OI entraram em greve para reivindicar um acordo coletivo de trabalho com a empresa. Segundo os grevistas, desde o dia 1º de abril os funcionários vem tentando melhorias, mas ainda não obtiveram acordo. Cerca de 80% dos trabalhadores aderiram a paralisação, o que deve influenciar na prestação de serviços da operadora.