O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado na próxima quinta-feira (12). A data foi criada pela Organização Internacional do Trabalho no ano de 2002. A partir de então, todos os anos, diversas entidades alertam a sociedade para a realidade do trabalho infantil. Preocupada com a situação que persiste no Brasil e no mundo, a Prefeitura de Passo Fundo realizará atividades de conscientização.
“Milhões de crianças estão trabalhando, em vez de usufruir dos direitos à educação, saúde e lazer. No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, esses direitos, que estão sendo negligenciados em muitos países, são lembrados”, declarou a secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis.
Durante toda a semana, o Serviço do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) distribuirá materiais informativos nas escolas e órgãos ligados a rede de proteção à criança e ao adolescente, além de divulgar na mídia informações sobre o tema.
O objetivo deste dia também é sensibilizar e buscar o apoio de governos, empresas e sociedade para a importante campanha contra o trabalho infantil. Em Passo Fundo, as situações envolvendo trabalho infantil são encaminhadas para os serviços de média complexidade (CREAS), através do Conselho Tutelar, Ministério Público e Ministério do Trabalho.
Nos casos em que a família é identificada, uma equipe técnica passa a acompanhar o dia a dia e a intervir para eliminar a situação de trabalho infantil na família. As crianças e adolescentes de até 15 anos são acompanhadas pelo CREAS e inseridos em programas como o PAIF – Proteção e Atendimento Integral à Família, em que se desenvolve atividades e oficinas junto aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). “A equipe que executa o serviço no CREAS buscou compor a Comissão do PETI, com o objetivo de erradicar o trabalho infantil no município, sendo que esse é apenas um dos problemas ligados às violações de direitos que a criança ou adolescente sofre”, contou Elenir.
Denúncias
Se você conhece algum caso de trabalho infantil em Passo Fundo, é possível denunciar pelo telefone (54) 3312-3070 – ramal 225 ou 247, no horário das 8h às 18h30min, sem fechar ao meio-dia.