Pe. Alcides Guareschi recebe homenagem póstuma

A atividade, realizada no Clube Comercial, contou com a presença de autoridades, amigos e familiares.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O primeiro mês de falecimento do ex-reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) Élydo Alcides Guareschi foi marcado por uma homenagem organizada pelas Academias Passo-Fundenses de Letras e Medicina (APFL e APFM) e UPF, com o apoio da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul. A atividade, realizada no Clube Comercial, contou com a presença de autoridades, amigos e familiares. Durante o evento, o reitor da UPF José Carlos Carles de Souza destacou as contribuições do padre Alcides para a história da Universidade, do município e região e anunciou a reedição de uma das obras do ex-reitor que estará disponível gratuitamente no site da UPF Editora.

Conforme o professor José Carlos, a obra O processo de construção da Universidade de Passo Fundo, editada em oito fascículos, retrata toda a trajetória até a criação da UPF, bem como os desdobramentos sociais advindos da criação da Instituição. “É uma obra muito rica em detalhes que ficará à disposição de toda a comunidade na forma de e-book para acesso online ou download por meio do site da Editora da UPF”, ressaltou. Sobre a homenagem, ele destacou a importância de se lembrar da memória do ex-reitor. “Sem dúvida é o momento de homenagearmos e reconhecermos todo trabalho dele à frente dos interesses da Universidade desde a sua criação e consolidação”, pontuou.

O presidente da APFL Gilberto Cunha destacou que a homenagem é um tributo a memória do padre Alcides. “Ele foi um homem que dignificou a todas as funções que exerceu. Dentre as muitas delas, uma foi ter pertencido à Academia Passo-Fundense de Letras, embora tenha sido por um período limitado. Em tudo que ele participou, o seu legado está bem vivo e merece todo o nosso respeito”, destacou. Para o presidente da Academia Passo-Fundense de Medicina Antônio Carlos Madalosso ambas as acadêmicas têm uma gratidão muito grande pelo padre Alcides. “Nosso objetivo é homenagear esse grande homem que teve importância na nossa comunidade, pois ele é um dos que eu chamo de três mosqueteiros que criaram essa brilhante Universidade, juntamente com o Dr. Bruno Markus e o Dr. Murilo Annes”, pontuou, enfatizando ainda as contribuições do homenageado como líder regional, diretor do Hospital de Olhos e secretário municipal de Educação.

A professora Zélia Guareschi Fiorezi, irmã do ex-reitor, representou os familiares presentes no evento e destacou que apesar da tristeza pela perda, todos se sentiam felizes por perceberem o quanto o padre Alcides era querido e respeitado pela comunidade. Lembrou ainda de como ele se empenhou em promover atividades para unir a família Guareschi e também na criação do Museu Boa Esperança, em Colorado. “Tivemos o privilégio de termos nascido seus irmãos e com ele formamos uma grande e bela família”, enfatizou.

A homenagem contou ainda com a presença da vice-reitora de Graduação da UPF Neusa Rocha; a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin; a recém-eleita vice-reitora de Graduação da UPF Rosani Sgari; o secretário de Educação, representando o prefeito Luciano Azevedo, Edemilson Brandão; o vereador Márcio Patussi representando a Câmara de Vereadores; o arcebispo metropolitano don Antônio Carlos Altieri; e o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul Elói Dalla Vecchia.

Gostou? Compartilhe