A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), através da Rede Escola de Governo em parceria com a Universidade de Passo Fundo, inaugurou na manhã deste sábado (14), o curso de especialização em Políticas e Gestão da Educação. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (UPF).
A formação integra o programa de Formação Continuada em Gestão de Políticas Públicas Educacionais e tem como principal objetivo contribuir para a qualificação de 33 servidores públicos efetivos como professores, supervisores escolares, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais.
Após 30 anos de docência, a servidora pública Janice Janice Maria Enderle Lavarda, terá a possibilidade de fazer uma especialização. “Quero ampliar conhecimentos sobre gestão, a parte burocrática e administrativa. Também me interessa o viés humanizador e o pedagógico, que acredito, me fortalecerá para continuar a exercer a docência e aproveitar a minha experiência para contribuir para uma qualidade de ensino que avance a cada dia”.
Com a nona pós-graduação desde 2011, a Rede Escola de Governo contribui para o desenvolvimento de um estado cada vez mais voltado para a formação dos servidores públicos a agentes sociais. A especialização terá 375 h/a e o término está previsto para setembro de 2015.
A diretora de Educação e Formação da FDRH, Necca Steffen, deu as boas vindas aos presentes em nome de toda a diretoria da FDRH. “Este curso faz parte de um programa maior que chamamos de Gestão de Políticas Públicas Educacionais. O formato de atuação em rede nos possibilitou chegarmos à nona especialização”, comemorou.
Necca fez referência, ainda às 272 ações desenvolvidas em 344 municípios cujo público atingido foi de 19 mil servidores. “São dados que muito nos orgulham. Aos futuros especialistas o nosso desejo que tenham cem por cento de aproveitamento e uma boa formação para a melhoria da educação pública no nosso Estado”, completou.
A aula inaugural contou com uma conferência da Secretária Nacional da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), a professora Maria Beatriz Luce, que desenvolveu o tema O Plano Nacional da Educação e as Responsabilidades da Gestão Pública. “Não podemos pensar em educação sem os municípios, os estados, a federação, instituições de ensino superior públicas e privadas e a sociedade organizada. Temos um desafio de reestruturar a política de formação destes profissionais para vencermos esta demanda”, falou a secretária do MEC.
Houve ainda a apresentação da orquestra Big Band da UPF. Participaram do evento a chefe da Divisão de Formação Continuada, Ana Ghisleni, e a diretora administrativo-financeira da FDRH, Syrlei Garaventta, a diretora da Faculdade de Educação da UPF, Eliara Zavieruka Levinski, e a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Maria Dalmolin.
Com informações da Agência Brasil