Uma ordem de serviço assinada na semana passada pelo governo do estado deve pôr fim a uma saga que já se arrasta por 16 anos: a conclusão da Casa da Polícia Civil de Passo Fundo, conhecida como Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPCA), no bairro Petrópolis. As obras iniciam na próxima segunda-feira e, se tudo correr dentro do previsto, devem ser concluídas em até 12 meses.
Projetado para abrigar todos os órgãos da instituição em único endereço, desde a inauguração do prédio, em 1998, ocorreram várias tentativas de retomada para conclusão, mas todas esbarram na burocracia e na falta de vontade política .
A diferença desta vez é que o recurso, no valor de R$ 2,4 milhões, já está disponibilizado. O trabalho será realizado pela empresa Minussi & Zanini, de Porto Alegre, vencedora da licitação realizada ainda em 2012. Segundo o proprietário, André Minussi, o projeto prevê a conclusão dos três pavimentos, incluindo substituição de toda a rede elétrica, hidráulica, instalação de ar condicionado, aberturas e acabamento interno e externo. Ele afirma que a situação de abandono, por quase duas décadas, chegou a comprometer alguns pontos do prédio. “Pelo menos três lajes terão de ser demolidas e construídas novamente. É uma obra bastante complexa“ prevê.
Funcionário da 7ª Coordenadoria de Obras Públicas do Estado, o engenheiro civil Eduardo Azambuja lembra que uma ordem de serviço para o término da obra chegou a ser assinada em outubro de 2012, quando a Minussi & Zanini venceu a licitação. No entanto, o valor de R$ 1,8 milhão, previa apenas a recuperação do segundo pavimento. “Esse recurso sobrava para a conclusão do segundo andar, mas era insuficiente para terminar os demais. Em razão disto, o processo voltou a Porto Alegre para aditivar os serviços restantes” comenta.
Com um espaço de 460 metros quadrados disponível, o prédio abriga atualmente as delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e Delegacia Especializada em de Atendimento à Mulher. Concluído, o espaço físico aumentará para 2,1 mil metros quadrados.
A partir desta ampliação, o titular da 6ª Delegacia Regional da Policia Civil, delegado Paulo Videla Ruschel, pretende instalar no local, além de manter as já existentes, pelo menos outras três delegacias: Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCCA), e a própria Delegacia Regional. Também deve funcionar no local um telecentro de ensino a distância.
Ruschel afirma que estas três delegacias estão instaladas em prédios alugados pelo Estado com estruturas adaptadas. A mudança para um prédio próprio, segundo ele, deve gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 105 mil em aluguel.
“Hoje já não temos mais condições de instalar todas as DPs no mesmo endereço. Desde que o projeto foi elaborado, em 1995, a estrutura da Polícia Civil em Passo Fundo cresceu muito” observa o policial. Além da economina com a locação, Ruschel acredita que a proximidade entre as delegacia deve agilizar o andamento dos trabalhos, facilitando a troca de informações. “O cidadão também terá um local como referência onde encontrará diversos serviços oferecidos pela Polícia Civil” comenta.