A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famv) e o Hospital Veterinário (HV) da Universidade de Passo Fundo (UPF) desenvolvem um projeto direcionado a animais domésticos, denominado Adote um Focinho. Cachorros e gatos sem um lar são atendidos no HV de modo a ficarem prontos para adoção. Eles já saem castrados, vacinados e desverminados, necessitando, apenas, de atenção e carinho dos novos donos.
De acordo com o auxiliar de coordenação, Alan Inácio Roque Peres, os animais geralmente são levados até o HV com problemas de saúde, ou machucados. “As pessoas encontram eles nas ruas da cidade, atropelados ou doentes e trazem para cá, em busca de cuidados, mas isentos de responsabilidade”, diz. Eles passam por uma bateria de exames, quando necessário e recebem o tratamento indicado. “Nós castramos eles já para controlarmos a natalidade e cuidamos, enquanto não são adotados”.
Além de atender esses animais de rua, o projeto desenvolve outras ações. No próximo sábado (28), por exemplo, devem ser realizadas consultas e vacinação em animais que já tem dono. Serão oferecidas um total de 25 consultas veterinárias para animais domésticos, todas gratuitas, e realizadas pela equipe do HV, que inclui médicos veterinários, residentes e estagiários. Para conseguir o atendimento durante o evento que acontece das 14h às 16h, em frente ao HV, entretanto, é necessário agendar previamente a consulta pelo telefone (54) 3316-8163.
No mesmo horário, uma equipe também oferecerá o serviço de vacinação, mas essa terá custo, de animais de estimação da comunidade. No mesmo dia, deve ser lançada a carteirinha de acompanhamento do paciente para todos os animais que passarem pelo Hospital Veterinário.
Adoção
As pessoas que manifestarem interesse em adotar os animais, poderão se dirigir ao HV de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 23h. A visita pode ocorrer sem nenhum compromisso, apenas para conhecer os animais que estão para adoção. Os cachorros e gatos já estão castrados, desverminados e vacinados. Segundo Peres, o Projeto Adote um Focinho deve adquirir nos próximos dias material para banho e tosa, para que os animais saiam, também, limpos e arrumados. A faixa etária, ainda conforme o auxiliar de coordenação, é variada. “Temos desde filhotes, que são adotados com maior facilidade, até os mais velhos. Todos dóceis”, conclui.