Repercussão
A presença do BOE da Brigada Militar no dia em que Maurício Dal Agnol se apresentou na 3ª Vara de Execuções Criminais do fórum de Passo Fundo repercutiu mal na comunidade. A enxurrada de manifestações nas redes sociais baliza a análise. Não houve solicitação oficial da Justiça e muito menos determinação de superiores para a ação. O BOE agiu de livre e espontânea vontade por entender que aquela era uma situação que poderia colocar em risco o patrimônio público. O fez para garantir a ordem como determina os preceitos legais que regem o seu funcionamento. Pois bem, é legal. Mas, totalmente desnecessário. Não havia manifestação popular, ninguém sabia que Dal Agnol se apresentaria faltando 10 minutos para encerrar o expediente do fórum, jornalistas e radialistas nunca representaram ameaça para ninguém e não havia qualquer intenção de danificar o patrimônio público. Não há explicação que convença a população de que a ação era necessária. Ou há?
Benefício
Outra situação que não foge da legalidade, mas é de difícil compreensão refere-se ao benefício que Dal Agnol recebeu da Justiça para viajar para Curitiba. Benefício concedido no mesmo dia em que se apresentou, com a recomendação de que deve se recolher às 21h e só pode deixar o domicílio às 6h. Como esta medida será fiscalizada? Qualquer cidadão em situação de prisão domiciliar tem o direito de cumprir a medida fora do município onde mora ou responde judicialmente?
Oportunidade
O vereador João Pedro Nunes será o representante do PMDB de Passo Fundo como candidato a deputado estadual. Homologado pelo diretório municipal, vai ser submetido à convenção do partido, no dia 29, em Porto Alegre. João Pedro já disputou vaga para deputado federal, em 2006, quando somou mais de 11 mil votos. Dois antes (2004), fez dobradinha com Luciano Azevedo, concorrendo a vice para a prefeitura de Passo Fundo. João Pedro está de olho nos mais de 33 mil votos feitos por Luciano na eleição de 2010, quando ele se reelegeu deputado estadual. Para federal, o PMDB terá como candidato o empresário Sérgio Ferrari.
Aberto
O DEM decide só no dia 30 qual será o nome para ocupar a vaga de primeiro suplente da candidatura de Lasier Martins para o Senado. O vereador Patric está entre os quatro indicados e já começou a fazer campanha interna para obter a aprovação do partido. A ata da convenção realizada na quinta-feira está aberta e só será fechada no próximo domingo.
Mais elogios
São muito mais positivas as avaliações sobre o andamento da Copa do Mundo, no Brasil, do que negativas. As manifestações de protestos são isoladas, não representam a maioria da população, os turistas estrangeiros estão elogiando o Brasil, há uma movimentação econômica considerável e os novos estádios estão cumprindo com suas funções.