Mais Cultura
A 7ª Coordenadoria Regional de Educação convida diretores das escolas e coordenadores do Programa Mais Educação para uma reunião no dia 24 de junho, às 8h30min, na Faculdade Anhaguera. Na oportunidade serão tratados questões referentes ao Programa Mais Cultura. Na região da 7ª CRE foram contempladas 19 escolas, sete delas em Passo Fundo: Maria Dolores Freitas Barros, Nicolau de Araújo Vergueiro, Adelino Pereira Simões, Anna Willig, Salomão Iochpe, Mário Quintana e Profº Lucille Fragoso de Albuquerque.
Refugiados
O número de pedidos de refúgio no Brasil aumentou dez vezes nos últimos três anos, segundo o relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), divulgado ontem (20), Dia Mundial dos Refugiados. O consultor jurídico da agência da ONU, José Fischel, informou que apenas no ano passado, mais de 5,2 mil pessoas pediram refúgio em território nacional, enquanto, até 2010, o número de registros girava em torno de 500 por ano. Pelo levantamento que identificou a situação de refugiados em todo o mundo, 51,2 milhões de pessoas foram deslocadas à força no mundo em 2013, vítimas de perseguição, violência, conflito ou violação dos direitos humanos. O número é 15% maior do que o registrado em 2012. Desse total, 33,7 milhões de pessoas estão entre deslocados internos, 16,7 milhões entre refugiados e 1,2 milhão entre pessoas em busca de asilo.
Mestrado
O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) está com inscrições abertas para Mestrado em História. Interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever no site www.upf.br/pos, link Inscrições, até este sábado, dia 21 de junho. O curso, com dois anos de duração, é destinado aos graduados em História, Direito, Economia, Arquitetura, Comunicação Social, Geografia, Filosofia, Artes e áreas afins. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8339 e pelo e-mail [email protected].
Empregos
A Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 vai gerar cerca de 1 milhão de empregos no país, o que equivalente a mais de 15% dos 4,8 milhões de empregos formais criados ao longo do governo da presidenta Dilma Rousseff. Além da geração de postos de trabalho, a Copa do Mundo, deve propiciar a injeção de R$ 30 bilhões na economia brasileira. Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a pedido do Ministério do Turismo. O estudo tem como parâmetro uma comparação entre a projeção dos impactos gerados pela Copa do Mundo e as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e tem como referência o período de janeiro de 2011 a março de 2014.
Iluminação
A prefeitura inicia a qualificação da iluminação pública na Estrada do Trigo, no trecho que vai desde a BR-285 até o Condomínio Horizontal Residencial. Serão 16 pontos em que equipamentos serão substituídos por outros novos ou mais potentes. Para realizar o serviço, serão utilizadas luminárias, lâmpadas e reatores, além de materiais de suporte para conferir qualidade ao trabalho.
Rio Passo Fundo
O novo presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo (CBHPF), Claudir Luiz Alves, esteve no Jornal O Nacional nesta sexta-feira (20), para expor as estratégias da nova diretoria, eleita no final de abril. Conforme Alves, o principal desafio é implementar a etapa C do Plano de Bacia, que compreende a execução das ações para atingir as metas de qualidade do Rio Passo Fundo nos próximos 20 anos, estabelecidas na etapa B. Na etapa A, foi realizado um estudo sobre a situação das águas. Para executar as ações, o Comitê lançará, em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, uma licitação para contratação de uma empresa que ficará responsável pelo projeto. Rubens Astolfi, secretário adjunto de Meio Ambiente, é o vice-presidente da entidade. Claudir Luiz Alves é servidor da Corsan. A entidade gerencia o Rio Passo Fundo, que abrange 30 municípios da região Norte do Estado.