Inverno começa já mostrando suas características

Estação mais fria do ano começa neste sábado (21), às 7h51 com temperatura baixa e antecedendo a entrada de uma nova frente fria

Por
· 2 min de leitura
Nevoeiro ao amanhecer será uma das características do inverno deste anoNevoeiro ao amanhecer será uma das características do inverno deste ano
Nevoeiro ao amanhecer será uma das características do inverno deste ano
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O inverno, que começa oficialmente às 7h51 da manhã deste sábado (21), chega com céu claro e temperatura mínima de 5ºC, mas no domingo (22) uma nova frente fria chega, trazendo chuva para o estado, e que deve chegar na região Norte na segunda-feira. De outro lado, o outono se despede registrando a temperatura mais baixa do ano até o momento, de 1ºC, na madrugada de quinta-feira (19). Na sexta-feira (20) a mínima foi de 2,4ºC e o dia amanheceu com geada e nevoeiro.

A previsão para o primeiro dia de inverno, segundo o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Imnet, é de céu claro a parcialmente nublado e com temperaturas variando entre a mínima de 5ºC e máxima de 18ºC. “No domingo (22) o céu fica claro a parcialmente nublado. A mínima será de 8ºC e a máxima de 18ºC, mas uma frente fria já entra no Sul do estado durante o domingo, deixando a segunda-feira (23) instável, com pancadas de chuva e trovoadas”, comenta. Esta frente fria deve permanecer na região até, pelo menos, quarta-feira (25), fazendo com que as temperaturas fiquem entre a mínima de 12ºC e a máxima de 18ºC.

A estação mais fria do ano deve ter temperaturas médias um pouco acima da média, conforme o prognóstico para os próximos meses. Também está prevista a ocorrência de El Niño, que tem como principal característica as chuvas acima da média. “Por isso teremos um inverno bastante úmido, com mais dias de chuva”, salienta o observador. A previsão é também de mais frio nos meses de junho, julho e metade de agosto, como costuma acontecer nos invernos gaúchos. A média histórica de temperatura máxima neste período é de 13ºC. Também existe a possibilidade frequente de formação de nevoeiro ao amanhecer.

Vai ter neve?
De acordo com Sampaio, as condições meteorológicas no inverno de 2014 são favoráveis para ocorrer neve, especialmente nos altos da Serra do Rio Grande do Sul. “Naquela região, quase todos os anos a neve ameaça parecer. No ano passado tivemos com frequência, mas com pouca intensidade, a chuva congelada, que muitas vezes é confundida com a neve”, destaca o observador. Este ano, pela previsão de chuvas acima da média, essa possibilidade fica ainda mais forte.

Outro fator que influencia o aparecimento da neve é a pequena oscilação entre a temperatura mínima e a máxima em um mesmo dia: por exemplo: um dia que tiver mínima em 2ºC ou 3ºC e a máxima não passar dos 6ºC, é mais favorável para que a neve apareça.

Como fica o tempo no estado
No sábado (21), o estado deve ter sol e temperaturas amenas, segundo o Centro Estadual de Meteorologia (Cemet RS). No amanhecer as temperaturas estarão mais baixas e ocorrerão nevoeiros em praticamente todas as regiões. Ao longo do dia o sol predomina e mantém a gradativa elevação das temperaturas, que atingirão valores acima de 20°C na maioria das localidades. Para o domingo (22) a previsão do Cemet é de retorno da chuva. No decorrer do domingo o ar frio perde intensidade e o ingresso de ar quente e úmido favorecerá a elevação das temperaturas em todas as regiões. Ao longo do dia o sol aparece entre nuvens, mas entre a tarde e a noite a nebulosidade aumenta e há possibilidade de pancadas de chuva na faixa Oeste, Noroeste e região Central do Estado.

Gostou? Compartilhe