O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), assinou na última terça-feira, 17, a emenda à Constituição que desvincula o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar (PEC 232 2014, do Poder Executivo). Com a aprovação e a imediata promulgação, a matéria foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (20) e passou a vigorar a partir desta data.
Em seu pronunciamento, Sossella saudou o gesto da Casa e destacou a relevância dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros, expressando seu desejo de que a mudança permita que a corporação possa se fortalecer e qualificar ainda mais seus quadros e o atendimento à população do Rio Grande do Sul. “Estamos contentes em participar deste momento histórico para os bombeiros, que há mais de 80 anos esperavam a desvinculação da BM. Seu trabalho é de extrema relevância e importância. Desejamos que a mudança qualifique e fortaleça ainda mais seus quadros e o atendimento aos gaúchos”
Assinaram o documento o presidente da Assembleia, deputado Gilmar Sossella (PDT), o 1º vice-presidente, Catarina Paladini (PSB), o 2º vice-presidente, Álvaro Boessio (PMDB), o 2º secretário, João Fischer (PP), o 3º secretário, José Sperotto (PTB) e a 4ª secretária, Elisabete Felice (PSDB).
Participaram da cerimônia o secretário de Estado chefe da Casa Militar, coronel Oscar Luiz Moiano, a secretária do Gabinete de Assessoria Superior do Governador, Mari Perusso, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Evilton Pereira Diaz, representantes das associações dos bombeiros e da Brigada Militar, e integrantes das corporações.