OPINIÃO

Autonomia para os Bombeiros

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Diário Oficial do Estado publicou na sexta-feira (20) a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que separa o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. A aprovação pela Assembleia Legislativa foi por unanimidade e ocorreu na sessão realizada na tarde de terça-feira (17). O resultado no painel do plenário foi seguido pelos aplausos dos mais de 150 combatentes do fogo presentes nas galerias.

I I
A mudança dará autonomia à corporação que passara a contar do próximo ano com orçamento próprio, garantindo aumento no efetivo e investimentos. O processo de transição será concluído somente no inicio do segundo semestre de 2016.  O prazo para o envio à Assembleia do projeto de lei complementar sobre a fixação de efetivos, organização e normas para o ingresso na corporação é de 120 dias.

I I I
Um grupo de trabalho deve ser criado para a adoção dos trâmites que envolvem a desvinculação dos bombeiros da Brigada Militar. Apesar das expectativas de um orçamento modesto, o comando dos bombeiros não esconde o otimismo e acredita que em médio prazo será possível à instalação de novos quareis nos municípios.

I V
Deputados governistas e da oposição se revezaram para enaltecer a autonomia conquistada. Os petistas Adão Villaverde e Miriam Marrone saudaram a iniciativa do governador em encaminhar a proposta. Já Alexandre Postal (PMDB), afirmou que a PEC só foi enviada porque o desmembramento entre as duas corporações já foi adotado em quase todo o país.


Curtas:
# O município de Getúlio Vargas perdeu na madrugada de segunda-feira (16) uma de suas mais dedicadas educadoras.

# A professora Ledy Bianchi tinha 80 anos, a mesma idade que o município irá completar no dia 18 de dezembro.

 # Ela lecionou por mais de três décadas no Colégio Santa Clara, contribuindo na formação de milhares de jovens.

# Um grande número de amigos esteve na Capela Mortuária para o velório da professora de Matemática e Ensino Religioso.

# Após a Missa de Corpo Presente, celebrada na Igreja Matriz Imaculada Conceição, seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal.

# Ela deixa a filha Margarete, já aposentada do magistério público estadual, e o filho Gilmar, serventuário do judiciário e professor universitário.

# Em março de 2002 a professora Ledy e outras onze senhoras receberam da Câmara de Vereadores o título de Mulher Cidadã.

# O maior município do Alto Uruguai foi o escolhido pela direção do PP para receber a senadora Ana Amélia Lemos, pré-candidata ao Piratini na última sexta-feira (16).

# Governado pelo petista Paulo Polis e a peemedebista Ana Oliveira, Erechim é concentra o maior colégio eleitoral do Norte do RS.

# Dirigentes progressistas de praticamente todos os municípios que integram a Amau participaram do ato político realizado no Clube Caixeral.

# O encontro selou a pré-candidatura do ex. vereador José Rodolfo Mantovani (PP) para a Assembleia Legislativa.

# A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) esteve na cidade de Estação na semana passada.

# No encontro com o prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) e integrantes do primeiro escalão, a parlamentar fez um balanço do seu trabalho.

# A parlamentar tucana não escondeu a preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos estudantes gaúchos aos benefícios do Passe Livre.

# Aprovado pedido do vereador Nelson Rogalski (PP) para que seja realizada a pintura de uma faixa de segurança com elevação em frente ao portão de entrada do Colégio Estadual Antônio Scussel.

# O legislativo de Getúlio Vargas também aprovou indicação do vereador Nilton Scariot (PT) para que o poder executivo firme convênio com o Laboratório de Análises de Solo da Faculdade Ideau.


 Dito & Feito:
O Engenheiro Agrônomo Mayron Roberto Furtado Bispo recebeu o título de Cidadão Sertanense. A distinção foi concedida pela Câmara de Vereadores e realizada durante sessão solene presidida pelo vereador Tiago Serro (PP). Inúmeras autoridades, como o prefeito Marcelo D’Agostini, o vice-prefeito Adelar Mosi Antunes (PP) e o deputado estadual e ex. prefeito Gilberto Capoani (PMDB) prestigiaram a sessão.

 

Gostou? Compartilhe