Ações de prevenção e combate às drogas nas escolas

Atuação tem priorizado ações de longo alcance

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo desenvolve diversas ações em relação a prevenção e combate ao uso de drogas no município, com diversas propostas que incentivam a prevenção

De acordo com o secretário de Educação, Edemílson Brandão, a atuação tem priorizado ações de longo alcance, em detrimento de ações fragmentadas. “A secretaria realiza muitas ações nas escolas, entre dinâmicas pedagógicas e institucionais, que tem garantido o sucesso do trabalho na rede municipal de ensino”, contou o secretário.

Entre as ações desenvolvidas, está o Programa Mais Educação, que tem ampliado e reforçado a permanência de jovens e crianças nas escolas. O programa oferece oficinas no turno inverso ao das aulas, como música, teatro e dança, por exemplo. Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (SME), atualmente, 29 escolas fazem parte do programa criado pelo Governo Federal. Ainda, o Programa Municipal de Escolarização em Tempo Integral, é outra proposta do município com a finalidade de prevenir a drogadição. O programa é desenvolvido em sete escolas de Ensino Fundamental do município.

Além dos programas, 33 escolas de Passo Fundo, ou seja, 93% do total, contam com atividades de orientação educacional, que incluem eventos de prevenção ao uso de drogas. Os projetos de saúde na escola também são desenvolvidos em cerca de 40% das escolas.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, a professora Marla Debastiani Maffi, destaca que os projetos contemplam o estreitamento de vínculos entre alunos, pais e comunidade, objetivando o monitoramento constante das escolas e dos riscos do entorno escolar. “Atualmente, 20% das nossas escolas têm, em seu Projeto Pedagógico, a previsão de oficinas para alunos e para a comunidade”, destaca Marla.

Em conjunto aos projetos direcionados para os alunos e a comunidade, a Prefeitura também contempla os professores. O Projeto de Formação Docente Continuada, desenvolvido pela SME, oferece a todos os professores da rede municipal de ensino temas vinculados a neurociência, como a dimensão dos danos a partir do consumo de drogas no cérebro humano em diferentes fases do desenvolvimento.

“Estimulamos cotidianamente ações pontuais como palestras e eventos direcionados ao tema, sobretudo identificando parcerias qualificadas, como a Brigada Militar e a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social”, finalizou Marla.

Os professores também são convidados a participar do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, com 10 horas integralizadas via internet, através do site www.educadores.senad.gov.br. O curso é gratuito.

Gostou? Compartilhe