Há 96 anos um grupo de leigos católicos, os Vicentinos, fundaram o Hospital São Vicente de Paulo, para atender os doentes acometidos pela Gripe Espanhola. O propósito iniciado em 1918 mobilizou pessoas que uniram esforços, ergueram paredes, partilharam experiências, firmaram parcerias, em busca de um objetivo comum: transformar o HSVP na maior instituição hospitalar do interior do estado. Como parte das comemorações, a instituição está investindo em novos 50 leitos para internação e a construção de um novo prédio na Rua 15 de Novembro. O HSVP destaca-se nas áreas cardiovascular, neurocirurgia, oncologia com radioterapia, traumato-ortopedia, nefrologia, terapia nutricional, transplantes (córnea, fígado, rim e tecido ósseo). Mantém o único Banco de Tecidos Musculoesquelético da região sul do país. O Banco de Tecido Ocular Humano, inaugurado há dois anos, agilizou o processo de captação e transplante de córneas. A instituição também é referenciada para o atendimento de gestantes de alto risco. Em 2013 nasceram 2.991 bebês no HSVP.
No Centro de Diagnóstico há uma grande variedade de exames e serviços como Medicina Nuclear, Ultrassonografia, Centro de Imagem da Mama que dispõe da avançada tecnologia tomossíntese para o diagnóstico preciso do câncer de mama. Os equipamentos tomógrafo de 128 canais e ressonância magnética 3 tesla qualificam ainda mais a instituição no quesito alta tecnologia no diagnóstico por imagem. O Serviço de Hemoterapia completa três anos neste dia 24 de junho e a unidade se consolidou pela estrutura e serviços de excelência.
Convênios
O Hospital São Vicente de Paulo é parceiro da UPF, desde 1969, para a realização de atividades curriculares na área da saúde. No ano de 2012, a instituição assinou convênio com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para desenvolver atividades curriculares de 40 alunos da Medicina. Em nível de pós-graduação, o HSVP desenvolve desde 1976, programas de Residência Médica. Atualmente, 127 médicos residentes realizam sua especialização no hospital. No total são 16 programas de Residência Médica. Em 2013 iniciou o Programa Nacional de Bolsas para Residência Multiprofissional, onde 33 profissionais da área da farmácia, fisioterapia, nutrição e enfermagem atuam nos programas de Atenção ao Câncer e Saúde do Idoso.
Sustentabilidade
Já está em fase de testes a nova lavanderia hospitalar, situada no Centro de Apoio II. Em uma área de 32.000m², o empreendimento conta com 3.099,95 m² de área construída, cercada por ampla área verde, recuperação de APP, com plantio de mais de 500 mudas de árvores nativas, cortinamento vegetal e plantio de grama nos barrancos para controle de erosão. O projeto foi aprovado pelos órgãos competentes. A nova lavanderia foi pensada e desenvolvida para aliar tecnologia e sustentabilidade. Serão tratados 100% dos efluentes líquidos, sendo que o projeto prevê que 50% destes sejam reutilizados nos processos da lavanderia. Com a finalidade de adequar a área física e suprir a demanda de pacientes, o HSVP instalará no segundo semestre de 2014, 50 novos leitos para internação. Para o próximo ano a instituição iniciará a obra do novo complexo hospitalar na Rua 15 de Novembro. O projeto arquitetônico conta com 16.638 m², aonde serão instalados novos serviços nas áreas da saúde, ensino e pesquisa.
Números
Funcionários - 3.021
Médicos - 700
Área construída – 50 mil metros quadrados
Leitos - 631
Internações em 2013 - 32.298 pacientes, sendo 71,63% pelo SUS.