Estudo prevê ampliações no Aeroporto

Conjunto de medidas vão melhorar a infraestrutura e a qualidade dos serviços no terminal. Equipamento de auxílio ao voo sem condições visuais será fabricado e pode levar ainda 15 dias

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No comprimento, a previsão é construir mais 90 metros na pista de pouso e decolagem sobre os atuais 1,7 mil metros.No comprimento, a previsão é construir mais 90 metros na pista de pouso e decolagem sobre os atuais 1,7 mil metros.
No comprimento, a previsão é construir mais 90 metros na pista de pouso e decolagem sobre os atuais 1,7 mil metros.
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A Secretaria Nacional de Aviação concluiu o estudo de viabilidade técnica do Aeroporto Lauro Kurtz de Passo Fundo, determinando as intervenções que serão realizadas através do Programa de Investimentos em Logística do governo federal. Ainda não há previsão de quando as obras de ampliação do terminal serão iniciadas, mas este estudo já indica que o terminal de passageiros será ampliado para 2.160 m². 

Outra melhoria prevista é a reforma do pátio de aeronaves, que passará a ter 31.064 m² e 6 posições de aeronaves. A pista será alargada em 7 metros, totalizando 37 metros de largura. No comprimento, a previsão é construir mais 90 metros na pista de pouso e decolagem sobre os atuais 1,7 mil metros, além da construção de pista de taxiway, atualmente inexistente no terminal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o próximo passo é realizar o estudo preliminar que vai detalhar essas intervenções para que seja elaborado o anteprojeto da licitação, com a previsão do investimento necessário para a execução das obras. Essas intervenções ainda podem sofrer alterações durante o estudo preliminar.

Plano
O Plano de Aviação Regional prevê, em uma primeira fase, a reforma e a ampliação de 270 aeroportos regionais em todo o país, com investimentos federais no valor de R$ 7,3 bilhões. No Rio Grande do Sul são 15 aeroportos que integram o plano, oito estão no estudo de viabilidade, a primeira das quatro etapas até as licitações. Além de Passo Fundo, outros seis (Santo Ângelo, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Rio Grande, Erechim e Alegrete) estão na segunda fase, a de estudos preliminares, que já aponta futuras reformas e a necessidade de equipamentos.

Voos por instrumentos ainda suspensos
A antena (VOR) que foi danificada por um raio no dia 6 de junho no aeroporto de Passo Fundo ainda não foi consertada e, com isso, os voos por instrumentos, quando há chuva, nevoeiro e neblina, permanecem suspensos no terminal. Segundo o diretor do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), Jorge Tadiello, o VOR não é mais fabricado e, por isso, um novo equipamento está sendo montado em Porto Alegre. A previsão é de que o novo equipamento esteja pronto para iniciar a fase de testes em, no mínimo, 15 dias. Após o conserto do equipamento, um avião do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo) da ANAC, equipado com um laboratório eletrônico de alta precisão, fará um voo de aferição, liberando o terminal a realizar novamente os voos sem condições visuais.

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