Chuva ultrapassa média esperada para o mês

Além das fortes pancadas de chuva, moradores de Passo Fundo registraram queda de granizo em alguns pontos da cidade

Por
· 1 min de leitura
Em alguns pontos de Passo Fundo o gelo ficou acumuladoEm alguns pontos de Passo Fundo o gelo ficou acumulado
Em alguns pontos de Passo Fundo o gelo ficou acumulado
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ao contrário das expectativas, o inverno, que começou há poucos dias, deixou o frio intenso de lado e deu lugar à chuva. Desde o início da semana a área de instabilidade se instalou no Estado e deve permanecer, segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, até sexta ou sábado, dependendo da intensidade e do deslocamento do ar frio e seco que substitui a chuva. Da madrugada de segunda-feira (23) até às 15h desta quarta-feira (25), foram registrados 106 milímetros, que somados ao restante do mês resultaram em 176 milímetros, 30% acima da média esperada para o mês de junho, que é 134 milímetros. Além disso, uma nuvem carregada provocou na manhã de ontem uma chuva de granizo em alguns bairros da cidade.

Para hoje, quinta-feira (26), a previsão é de pancadas de chuva e rajadas de vento, com possibilidade de temporal em alguns pontos isolados da região. As temperaturas devem ficar entre a mínima de 12°C e máxima de 17°C. Na sexta (27) a nebulosidade permanecerá predominando e ocorrerão pancadas isoladas de chuva na metade Norte do RS. No decorrer do dia o céu deve permanecer nublado, com aberturas de sol no período da tarde. Mínima será de 11°C e máxima não deve passar dos 15°C, já entrando em declínio. No início do final de semana o tempo continua instável, com mínima de 8°C e máxima de 14°C. Conforme o observador meteorológico, devido a alta umidade, que está 10 pontos percentuais acima da média (86%), o domingo deve amanhecer com nevoeiro e o retorno do frio, onde mínima fica em 6°C no início do dia.

Alagamentos na região

As áreas de instabilidade que atingiram diversas regiões do Estado com pancadas de chuva, temporais e queda de granizo, vêm causando alagamentos em algumas cidades. Em Getúlio Vargas o grande acumulado de chuva gerou transtornos para alguns moradores. Segundo o Corpo de Bombeiros do município, o bairro mais afetado foi o XV de Novembro, onde algumas famílias ficaram ilhadas. Ainda segundo os bombeiros nenhum dano maior foi registrado, porém, se as fortes chuvas prosseguirem, alguns locais de risco precisarão ser isolados.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET divulgou ontem um comunicado de alerta para a ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas ocasionais de vento (de 60 a 90 Km/h) nesta quinta-feira em áreas do norte do Rio Grande do Sul.

Gostou? Compartilhe