OPINIÃO

Fontes em Off - 26/06/2014

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

PNE
A presidenta Dilma Rousseff tem sancionou o Plano Nacional de Educação (PNE). A sanção ocorre após quase quatro anos de tramitação do projeto no Congresso Nacional. A grande conquista e também o maior desafio será a destinação de, no mínimo, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação por ano, a partir do décimo ano de vigência do plano. O PNE estabelece 20 metas para serem cumpridas ao longo dos próximos dez anos. As metas vão desde a educação infantil até o ensino superior, passam pela gestão e pelo financiamento do setor, assim como pela formação dos profissionais. No primeiro PNE, que vigorou de 2001 a 2010, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) vetou a destinação de 7% do PIB para educação. Atualmente, são investidos 6,4% do PIB.


Buracos I
Há um ano cerca de 90 pontos na cidade onde foi feita nova pavimentação asfáltica apresentavam problemas quanto à adequação dos postos de verificação das empresas de telefonia. O que aconteceu foi que com a nova camada de asfalto, os postos que dão acesso às caixas de inspeção localizadas sob o solo ficaram abaixo do nível da via, configurando buracos que causavam transtornos aos motoristas. Na época a prefeitura chegou a cogitar a possibilidade de entrar na Justiça pedindo que as empresas de telefonia fizessem os reparos. Entretanto, depois de divulgada esta possibilidade, as companhias deram início aos serviços de reparo.

Buracos II
A situação no momento, segundo o procurador-geral do município, Adolfo Freitas, é apenas em locais pontuais, onde a pavimentação recebeu melhorias recentemente e onde existe dúvida quanto à responsabilidade. “Não chegamos a entrar na Justiça, porque as companhias fizeram os reparos. O que acontece é que em alguns locais os postos são compartilhados entre as companhias e não ficou definido de quem é responsabilidade do reparo”, explica.


Lixeiras
Inicia nesta quinta-feira (26), a instalação das novas lixeiras em pontos estratégicos da cidade. As novas lixeiras foram adquiridas com o objetivo de substituir as antigas e serão instaladas em áreas da cidade onde se concentra um intenso fluxo de pessoas e nas principais praças do município. Duas equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana instalarão as 500 unidades. O serviço iniciará na esquina das ruas Moron e General Netto, em frente a Praça Marechal Floriano.

Visita
O novo presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o prefeito de Tapejara, Seger Luiz Menegaz, visitou o prefeito o Jornal O Nacional, na tarde de ontem. Menegaz ressaltou o desafio que tem pela frente e a aproximação com os municípios que pretende implantar. “A Famurs trabalha muito na defesa dos pequenos municípios. Vamos procurar fazer a reforma fiscal para dividir melhor o bolo tributário, é a grande luta, essa é a bandeira maior e que vai continuar. Queremos regionalizar a Famurs e estar mais perto dos municípios, por isso, a importância dessa visita a Passo Fundo”, afirmou o novo presidente. Seger também visitou o prefeito Luciano Azevedo. Menegaz estará à frente da federação que representa 27 associações regionais de municípios gaúchos durante o biênio 2014/2015. Acompanharam Seger, sua esposa e 1ª Dama Lourdes Maria Menegaz, o vereador João Pedro Nunes e o presidente do PMDB, Adroaldo Leão Souto.

Convite
Na terça-feira, Seger Menegaz entregou ao governador Tarso Genro, o convite para a posse da nova diretoria da Famurs. A solenidade que marca a transição no comando da entidade será realizada nesta sexta-feira (27/6), a partir das 10h, na sede da Federação. O evento será contemplado com uma palestra do ex-governador do Estado, Germano Rigotto, sobre pacto federativo. Com o tema "Os municípios e as distorções do atual pacto federativo", o painel abre a cerimônia que deve ser prestigiada por aproximadamente 100 prefeitos gaúchos.

Enfermagem
A Escola de Educação Profissional São Vicente, do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, está com as inscrições abertas para o Curso Técnico de Enfermagem. O curso é oferecido nos turnos manhã, tarde e noite, com 40 vagas em cada turma. As inscrições acontecem de 25 de junho até 15 de julho de 2014. O curso totaliza 1.200 horas, divididas em três semestres e mais 500 horas de estágio curricular realizado no HSVP, Abrigo Nossa Senhora da Luz e Unidades Básicas de Saúde do município. Os estágios permitem o contato direto com a assistência ao paciente, o que qualificam e humanizam a formação do técnico. As inscrições podem ser feitas na secretaria da escola ou pelo site www.hsvp.com.br. Os horários de atendimento são: manhã (8h30min às 11h30min), tarde (13h30min às 17h) e noite (19h30min às 21h). Mais informações pelo fone (54) 3316 4025.

Conselhão
Criado no ano passado, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo (CDES-PF) passou a integrar a Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômicos e Sociais, com sede em Brasília. Além disso, o CDES-PF ainda integra a Rede de Conselhos Econômicos e Sociais da América Latina e Caribe (CESALC). O coordenador dos Conselhos Municipais, Ginez de Campos, destaca a importância da inclusão do CDES-PF na rede brasileira e na rede latino-americana e caribenha de conselhos econômicos e sociais. “Com certeza essa é uma evidência do comprometimento do atual governo municipal com os debates nacionais e internacionais sobre a temática do enfrentamento das desigualdades sociais, através da formulação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável que promovam maior igualdade no acesso à cidadania”, declarou Ginez.

 

 

Gostou? Compartilhe