Se agora #tátendoCopa, o maior evento de games do mundo também marcou presença nesse mês. Como é tradição a cada junho há anos, rolou em Los Angeles entre 10 e 12 de junho a Entertainment Electronic Expo, carinhosamente chamada de E3. Para resumir o que a feira significa para gamers e para todo universo dos games, basta dizer que ela define boa parte dos rumos que a indústria seguirá nos próximos 365 dias.
Partindo direto para as conferências, a Microsoft aprendeu com os erros do ano passado e dessa vez priorizou os games. Porém, ao invés de apresentar como grande destaque da conferência algo novo, a empresa destacou a coleção remasterizada de Halo contendo os quatro jogos da cronologia canônica. Ainda assim, boas surpresas como o FPS Sunset Overdrive chamaram bastante atenção pelo tom descontraído.
O anúncio de que um novo Mass Effect está em desenvolvimento e mais um breve vídeo sobre Star Wars Battlefront foi um puta cartão de visitas da Eletronic Arts. Claro que, como sempre, boa parte da apresentação foi gasto com as franquias esportivas – NHL, Madden e FIFA –, com a adição do esperado UFC, com direito a Bruce Lee e tudo.
Mas se teve uma softhouse que “levou” a E3 foi a Ubisoft. Um caminhão de gameplays, entre eles Far Cry 4, Assassin’s Creed Unity, The Division e The Crew. Tá, eles insistem todo ano com a chatice de Just Dance, e aqui não foi diferente, mas a gente releva pelo resto. O game Valiant Hearts, que já está disponível, Para encerrar, um vídeo muito interessante de Rainbow Six: The Siege, no maior estilo Swat.
Já a Sony manteve a boa linha apresentada e teve muitos jogos, mas no meio deles o anúncio de que o clássico Grim Fandango vai ganhar uma versão remasterizada roubou a atenção. O gameplay de Batman: Arkham Knight não parecia rodar em um PS4, os gráficos não perderam em nada para os supercomputadores. Para fechar com grande estilo, um minuto de Uncharted 4: A Thief’s End foi suficiente para dar uma palha do visual incrível do game.
Uma boa surpresa também foi a conferência da Nintendo, mostrando que tem bala na agulha para se reerguer da crise. Apostando no peso e na tradição de seus carros-chefes, a Big N anunciou vários títulos para o WiiU, como Starfox, Hyrule Warriors, Xenoblade e The Legend of Zelda.
Três dias é pouco tempo pra mostrar todas as novidades, mas pelo menos a E3 não acontece a cada quatro anos. Afinal, é certeza de que em 2015 #vaiterE3denovo.