Diretrizes
Os vereadores iniciaram ontem a discussão do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que traça as metas para o projeto orçamentário do próximo ano. Dentre as diretrizes constam previsão orçamentária para obras de infraestrutura como asfaltamento e canalização pluvial e cloacal e a implantação da creche noturna, uma das promessas do prefeito Luciano Azevedo, na campanha eleitoral. O programa está na sua fase final e devera ser implantado com dotação orçamentária, em 2015. A ideia é garantir atendimento a crianças de pais que, comprovadamente, trabalhem à noite e não tem com quem deixar os filhos. Também constam diretrizes para a construção e ampliação de espaços escolares, ampliação do serviço de atendimento de urgência (Samu) e implantação do serviço de castração animal. A LDO deve ser votada até o dia 30 de agosto
Contagem
O radar móvel utilizado ontem à tarde por dois agentes de trânsito no cruzamento da Sete de Setembro com Cel. Chicuta está operando na contagem de veículos que passam no cruzamento. O resultado vai integrar o plano de mobilidade urbana que tem como um dos agentes a Secretaria Municipal da Segurança Pública. O aparelho foi emprestado pela Kopp e deve ser utilizado em outros pontos da cidade para medir o fluxo de veículos, segundo informou o secretário João Darci Gonçalves da Rosa.
Plenarinho
O Edital de licitação para a execução das obras de reforma e adequação do Plenarinho e do Hall da Câmara Municipal de Vereadores já foi publicado. As propostas devem ser apresentadas até o dia 18 de julho. O novo espaço vai abrigar a Procuradoria, o Departamento de Comunicação Social e as Comissões Permanentes da Casa.
Suplência
O DEM não gostou muito da decisão do PDT em não aceitar as indicações do partido para a suplência do candidato ao Senado Lasier Martins. Um dos cotados, vereador Patric Cavalcanti, agradeceu a confiança do partido em levar seu nome como indicado. No entanto, disse ontem que se o PDT não aceita o DEM para ocupar as vagas, também não quer os votos que o partido poderá conquistar para o candidato ao Senado.
Divisão
“Um partido só é grande quando tem líderes e não ídolos. Quando se dá mais importância a ídolos, é porque está fadado ao fracasso”. A manifestação foi feita pelo progressista Mateus Wesp, que se retirou da disputa interna que definiu Osvaldo Gomes como candidato a deputado federal. Mateus anunciou que integra o grupo que fará campanha para o marauense Sérgio Turra a deputado estadual, engrossando o grupo que já anunciou o mesmo caminho. O mesmo grupo se articula para buscar mudanças internas no PP.
Propaganda
O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou no Tribunal Superior Eleitoral com três representações, sendo duas contra o PSDB e o candidato da legenda a presidente da República, Aécio Neves, e outra somente contra a sigla. Em duas representações, o Ministério Público acusa o PSDB e Aécio Neves de desvirtuarem a finalidade da propaganda partidária, veiculadas em abril. Na terceira representação, pede punição apenas à legenda também por inserção, transmitida nos mesmos dias.