OPINIÃO

Fatos 04/07/2014

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Preferenciais
O PMDB local considera o deputado Gilberto Capoani como parlamentar que representa Passo Fundo na Assembleia Legislativa. Uma velha discussão que, no fundo, no fundo, não leva a lugar algum. No entanto, é o PMDB que considera. O eleitorado local, não. Capoani se elegeu com 15.160 votos, sendo 2.410 dos eleitores passo-fundenses. É um parlamentar qualificado, mas identificado com a região do Alto Uruguai. Tanto que é assim, que o próprio PMDB teve candidato a deputado estadual em 2010, Caio Rocha, e terá candidato este ano, João Pedro Nunes. Como a eleição é estadual, os candidatos fazem votos em todos os municípios onde são conhecidos. O presidente do diretório municipal, Adroaldo Leão Souto, faz questão de registrar que o partido tem quatro candidatos locais indicados como preferenciais: Capoani e João Pedro para estadual, Sérgio Ferrari e Mara Lucia Pierdoná para federal.

Tucanos
O PSDB de Passo Fundo não terá candidatos próprios para deputado estadual e federal , mas decidiu que apoiará preferencialmente a reeleição de Nelson Marchezan para a Câmara dos Deputados. Segundo o presidente do diretório Ênio de Oliveira, para estadual, três nomes pediram o apoio do diretório. São eles atuais deputados do partido que buscam a reeleição: Jorge Pozzobom, Zilah Breitenbach e Lucas Redecker. Em 2010, Evandro Zambonato concorreu representando a sigla e somou quase 20 mil votos. Não disputa estas eleições porque tem pendências judiciais eleitorais.

Dobradinha
O PSOL terá dobradinha em Passo Fundo. O professor Celso Dalberto é candidato a federal ao lado do servidor dos Correios Vanderlei Dreon, que disputa uma vaga à Assembleia Legislativa. O PSOL vai de Carlos Robaina para o governo do Estado e Luciana Genro para a Presidência da República.

Cartório
Ao contrário dos pleitos municipais, nas eleições gerais como a deste ano os Cartórios do Interior são menos exigidos, embora as equipes mantenham plantões e realizando todas as tarefas para garantir a operacionalidade do processo. Este ano, duas juízas irão atuar no eleitoral: Alessandra Couto de Oliveira que será responsável pela Zona 128, e Lizandra Cericatto Villarroel, da Zona 33. Os Promotores designados são Julio Balardin para a 128 e Cleonice Rodrigues Aires, para a 33.

Mesários
Os servidores do Cartório preparam a relação de mesários a serem convocados. Até o dia 25, devem ser cumpridos alguns ritos internos antes da divulgação da lista que devem ter mais de 1,6 mil chamados.

Gostou? Compartilhe