Domingo tem risco de temporal

Chegada de uma frente fria deixa domingo com tempo instável, pancadas de chuva, trovoadas, rajadas de vento de 60 a 90 km/h e queda de granizo em pontos isolados. Sábado não deve ter chuva

Por
· 1 min de leitura
Na sexta-feira temperatura máxima chegou aos 26ºCNa sexta-feira temperatura máxima chegou aos 26ºC
Na sexta-feira temperatura máxima chegou aos 26ºC
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após alguns dias de temperaturas altas para o período com máximas de 25ºC e 26ºC registradas na quinta e sexta-feira e mínima de 18ºC na sexta-feira, a chegada de uma frente fria deixa as condições meteorológicas propícias para a ocorrência de temporais no domingo. As informações são do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio que destaca ainda os indicativos de queda brusca na temperatura para o início da semana.

Sampaio explica que as temperaturas elevadas não chegam a ser incomuns para a época do ano. Segundo ele, em julho, já foram registradas máximas de até 28ºC. No entanto, quando se tem um ar quente sobre determinada região e um ar frio chega, esse encontro deixa as condições propícias para a ocorrência de temporais nesses lugares, como deve ser o caso do domingo.

Previsão
O sábado permanece com céu encoberto e temperatura mínima de 16ºC e máxima 25ºC. Ainda neste dia, uma frente fria se forma no oeste do Estado e será a responsável por deixar o domingo com tempo instável, pancadas de chuva, trovoadas, rajadas de vento de 60 a 90 km/h e queda de granizo em pontos isolados. A mínima no domingo fica em 14ºC e máxima em 20ºC com temperatura em ligeiro declínio à noite.

Na segunda-feira ainda há possibilidade de chuva na região e, principalmente, nos municípios próximos à divisa com Santa Catarina. A semana começa com mínima de 5ºC e máxima de 16ºC. Devido a entrada de um ar frio de origem polar pelo sul do Estado, a terça-feira amanhece com céu claro a parcialmente nublado e formação de geada. A mínima de 4ºC e máxima 14ºC. Na quarta-feira a mínima deve chegar aos 2ºC e a máxima fica em 16ºC com temperatura em elevação. Os indicativos apontam o retorno das chuvas para quinta-feira.

Sampaio observa ainda que pelo menos ate o dia 14 deste mês dificilmente haverá cinco dias seguidos de tempo bom. O predomínio do sol deve ocorrer somente na terça e quarta-feira da próxima semana.

Aviso meteorológico
Para o sábado há aviso meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que aponta condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte com acumulado significativo, trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento (60 km/h a 90 Km/h) em áreas isoladas no sul e oeste do Rio Grande do Sul.

Gostou? Compartilhe