12 de julho de 1932.
SENAI da Vila Vera Cruz altera a sua nomenclatura para Centro de Educação.
13 de julho de 1914.
Falecia o Major João Schell, aos 81 anos de idade, filho de Adam Schell e de Dona Anna Schell, primeiros moradores alemães da Vila. Casou com sua prima d. Maria E-lisa Hein, filha de João Jorge Hein, cunhado de Adam Schell, e de d. Catharina Fritz. Em 1868, foi eleito vereador. Residiu no prédio nº 1256 ainda existente na Avenida Brasil, onde funcionou a primeira Intendência Municipal de Passo Fundo, defronte ao atual Grupo Escolar Joaquim Fagundes dos Reis.
14 de julho de 1948.
É inaugurado o prédio do Grupo Escolar Pedro Américo. Sua denominação foi alterada pelo decreto nº 9763 para Grupo Escolar Ernesto Tochetto.
15 de julho de 1995.
Criado o comitê Municipal contra a Fome e a Miséria por um grupo de mulheres liberadas por Heloisa Goelzer de Almeida. Heloisa Almeida, como é conhecida, sempre foi uma mulher ligada a mobilizações assistenciais, dentre suas iniciativas, foi responsável pela criação da Casa Lar Lídia Moshetti, entidade organizada pelo Clube da Saúde Dr. Arthur Leit
16 de julho de 1982.
Inaugurada a Rádio Planalto-FM de Passo Fundo, dedicada à divulgação e valorização da cultura gaúcha.
17 de julho de 1986.
Faleceu o Coronel Edú Vila de Azambuja, prefeito de Passo Fundo em 1973-77. Em seu mandato foi responsável pela construção dos prédios do atual Centro Municipal, e pela inauguração do Centro de Artes, Ciências e Tecnologia – CACT, na Escola Municipal João De Césaro. Foi também quem deu início à obra onde hoje funciona a Câmara de Vereadores.
18 de julho de 1933.
Nascimento de Marino Ayala em Marcelino Ramos. Entrou na Brigada Militar em 1954, tornou-se reservista em 1979. Foi militar em PF prestando serviços comunitários na Paróquia São Judas Tadeu e na Vila Jardim. Em sua homenagem, seu nome foi dado à uma rua no Loteamento Planalto.