As capas e os cadernos de esportes dos jornais de segunda-feira (14) serão ser pautados com o resultado do jogo entre as seleções da Argentina e Alemanha. Além do destaque da equipe vencedora da Copa do Mundo 2014, a repercussão do desempenho da seleção brasileira que disputou o terceiro lugar no final da tarde de sábado (12) com a equipe da Holanda. Nas edições de terça, quarta, quinta e sexta-feira, a pauta esportiva passará gradativamente a dar lugar à campanha eleitoral. Com as convenções realizadas e a homologação das candidaturas pelo TSE, à disputa pelos votos terá início e se acentuar até a véspera do dia 5 de outubro. Para a eleição majoritária a perspectivas é de segundo turno, tanto em âmbito federal quanto para o governo do RS.
I I
Mas 2014 têm sido pródigo para a imprensa. Como de costume o aniversário de acontecimentos marcantes como o centenário do início da 1ª Guerra Mundial, os 70 anos do desembarque das tropas aliadas na Normandia, durante a 2ª Guerra vem rendendo excelentes trabalhos jornalísticos. Seminários, cursos temáticos e colóquios vêm reunindo a comunidade acadêmica e interessada na área da histórica. Vem merecendo destaque o cinquentenário do golpe civil e militar que derrubou o governo constitucional do presidente João Goulart. De igual modo os 60 anos do suicídio do presidente Getúlio Vargas. Sobre este último, o Canal Futura vai apresentar no dia 24 de agosto, um programa especial, com tomadas realizadas na cidade de Getúlio Vargas, a única que tem como patrono o estadista que por mais tempo governou o Brasil no período republicano.
I I I
No dia 18 de dezembro o município de Getúlio Vargas completa 80 anos de emancipação política e administrativa. O segundo, a ser elevado da condição de distrito a município dentre os trinta e dois na área de abrangência da Região Norte/RS, é filho de Erechim (30/04/1918) e neto de Passo Fundo (28/01/1857). Como ocorre a cada cinco anos, o governo local promoveu um Baile no dia 28 a escolha da Rainha e Princesas do município pra o período 2014-2019. O calendário de eventos prevê uma série de eventos até o final de dezembro, sempre evidenciando a efeméride. Para a XV Feira do Livro está previsto o lançamento de uma obra, com trajetória político-administrativa do município. A última publicação com esta temática ocorreu no ano de 1984, quando dos festejos do cinquentenário.
Curtas:
# Depois de muitas idas e vindas tiveram inicio as obras para a construção do trevo na ERS-135 para o acesso ao Campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em Erechim.
# A UFSS iniciou na terça-feira (8) o envio de propostas do Pregão 45/2014 para contratação de empresa que irá produzir e distribuír almoço e janta.
# As empresas vencedoras vão atender os restaurantes universitários dos campi de Erechim, Cerro Largo, Chapecó e Realeza (PR).
# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas realizou na noite de quinta-feira (10) sua primeira sessão ordinária do mês de julho.
# Na pauta quatorze projetos de Lei enviados pelo executivo para análise e votação.
# Dentre os projetos, o que institui a Planta de Valores Venais de Imóveis, para efeitos de cobrança do IPTU e dá outras providências.
# Na mesma sessão foi aprovado pedido do vereador Nilton Scariot (PT) para que seja enviada correspondência parabenizando o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, pelos 96 anos.
# Outra tradicional casa de saúde de Passo Fundo, o Hospital da Cidade, está comemorando 100 anos de fundação.
# Uma programação especial para comemorar o centenário terá início na próxima quarta-feira (16) e vai se estender até o domino (20).
# O programa divulgado para a imprensa prevê para o dia 20 de julho a assembleia dos associados seguida da inauguração do Edifício Centenário.
# Há poucas semanas a Biblioteca Pública Municipal Dr. Léo Stumpf de Getúlio Vargas realizou uma solenidade de inauguração do novo mobiliário.
# Além de recursos para as novas estantes de aço, o projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, garantiu a compra de livros.
# Nesta semana a Secretaria de Educação de Estação anunciou a aquisição de cerca de cem obras que já estão disponíveis aos frequentadores da sua biblioteca pública.
Dito & Feito:
Um grupo de jornalistas participou da entrevista com o senador Pedro Simon (PMDB) no programa Roda Viva da TV Cultura, na noite de segunda-feira (7). No dia em que deixar sua cadeira na Câmara Alta, o ex. governador gaúcho estará completando 65 anos de vida pública. Durante os quatro blocos do programa comandado por Augusto Nunes (disponível no YouTube), Simon deu uma aula de história contemporânea. “Eu me sinto como Dom Quixote lutando contra os moinhos de vento”, disparou lá pelas tantas. Questionado quanto às diferenças ideológicas entre PT e PSDB não titubeou: “nenhuma”.