O prefeito Luciano Azevedo anunciou nessa sexta-feira (18), a implantação da primeira creche com atendimento durante toda a noite do Brasil. O serviço será oferecido pela Prefeitura para atender crianças de seis meses a seis anos em uma unidade no Centro da cidade. Algumas creches noturnas já funcionam no país até às 23 horas, mas em Passo Fundo, o atendimento será das 19h às 7h, de segunda à sexta-feira. A creche foi um dos principais compromissos de campanha de Luciano. “É mais um avanço para também atender os pais que trabalham no período da noite e madrugada. Passo Fundo inova para melhorar a vida das pessoas”, explica o prefeito, que também ressalta há perspectivas de ampliar o número de unidades para os bairros.
Hora para o descanso
Para o secretário de Educação, Edemilson Brandão, “a creche noturna se insere em um contexto de modernidade e complexidade. As famílias realizam trabalhos em turnos diferenciados e precisam de um atendimento qualificado e responsável para deixarem seus filhos”, observou. “O foco da é trabalhar a parte lúdica com os alunos e os cuidados básicos porque na madrugada as crianças precisam descansar”, esclarece Luciano.
Hoje, a educação infantil oferecida pelo município nas 27 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) beneficia 3.425 crianças nos períodos da manhã e tarde. Outra novidade é a criação do Centro de Atendimento Infantil Noturno (CEMANI), que conforme o prefeito, vai coordenar futuras unidades que serão instaladas em outras regiões da cidade.
Vagas
No último levantamento do Conselho Municipal de Educação, realizado em maio, a estimativa é de que mais de 2.275 estejam fora da escola em Passo Fundo por falta de vagas. A demanda necessária seria de 1.667 para a creche e 608 para a pré-escola. Porém, este estudo não indica quantas crianças precisariam do atendimento durante a noite. Por isso, o número de vagas abertas inicialmente nesta primeira unidade escolar noturna será definido a partir das inscrições que serão recebidas a partir de segunda-feira (21) até o dia 15 de agosto, pela Secretaria Municipal de Educação (SME), no Núcleo de Educação Infantil, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.
Licitação
Segundo Luciano, o atendimento noturno nesta primeira unidade deve iniciar em 90 dias, após a conclusão de uma licitação que será aberta ainda em agosto para contratação da entidade ou empresa que prestará o serviço. “O edital já está pronto e prevê toda a estrutura necessária, como número de salas, berços e camas, funcionários, localização e segurança, conforme o modelo que foi estudado durante um ano pela equipe técnica da educação infantil”, ressalta.
Quem terá direito
A creche vai atender apenas filhos de mães e pais que trabalham à noite, como seguranças, profissionais de saúde, de órgãos de segurança, trabalhadores de postos de gasolina e operários. Um dos requisitos será a apresentação do atestado de trabalho, fornecido pelo empregador, comprovando o compromisso noturno dos pais.