Centenário do Hospital da Cidade

Instituição completou cem anos de história no dia 20 de julho. A data foi marcada pela inauguração do Edifício Centenário

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os cem anos do Hospital da Cidade (HC) de Passo Fundo foi comemorado no domingo (20) durante a Assembleia Geral dos Sócios e com a inauguração do Edifício Centenário. A expansão dos serviços através dos 11 pavimentos do novo prédio construído na rua Uruguai, esquina com a rua Silva Jardim, mostra que a inovação está na essência da instituição. O evento contou com a presença de diversas autoridades, colaboradores, parceiros e representantes de diversas entidades e instituições do município. Homenagens também foram prestadas com a entrega de medalhas do centenário do Hospital da Cidade, distinções e troféus para as pessoas que fizeram parte da história do hospital.

O presidente do Conselho de Administração do HC, Paulo Adil Ferenci, abriu os discursos e destacou o trabalho das pessoas que ajudaram no desenvolvimento da instituição. “O Hospital da Cidade teve pessoas que investiram seu tempo e seus esforços para ajudar a desenvolver esta instituição para que chegasse até aqui”, declarou Ferenci.

O Hospital da Cidade é a mais antiga instituição médico-hospitalar de Passo Fundo e com o Hospital Bezerra de Menezes forma um dos maiores complexos hospitalares do Estado. É um centro de referência para a região. No ano passado, mais de 16 mil pacientes foram internados no HC em seus 316 leitos, atendidos por 1.146 colaboradores e 350 médicos.

De acordo com o diretor técnico do HC, Dr. Juarez Antônio Dal Vesco, para expandir os serviços de diagnóstico e terapeuta houve a necessidade da construção de um novo prédio. O Edifício Centenário já possui oito dos 11 pavimentos funcionando: Centro de Diagnóstico, Central de Consultas, novas salas cirúrgicas, Centro de Endoscopia Digestiva, Laboratório de Análises Clínicas, Hemodinâmica e Postos de Enfermagem 9, 10, 11 e 12. Estão em andamento as obras do nono pavimento onde será instalado o Laboratório de Análises Clínicas, a Unidade de Tratamento Intensivo e o Centro de Oncologia.  “Até o final de agosto vamos inaugurar as UTIs Neonatal e Adulta. Esse prédio é um marco para a instituição nesta renovação centenária”, destacou Dal Vesco.

O centenário além de ser um marco na trajetória do hospital, também é uma fonte de inspiração para ações futuras. O HC já projeta a construção de mais um prédio destinado exclusivamente para os pacientes da oncologia. A nova obra tem área demarcada entre as ruas Tiradentes e Uruguai, e deverá ser um edifício sobreposto ao prédio antigo, com 8 a 10 mil metros quadrados. A estimativa é entregar os projetos para aprovação ainda em 2014 para que as obras iniciem no próximo ano. “Hoje começa cem anos e um dia e uma nova jornada. Tem vários projetos pela frente. A ideia é adequar mais ainda a estrutura física e valorizar os recursos humanos sempre pensando em qualificar o atendimento e trazer novas tecnologias para a população”, enfatizou o administrador do Hospital da Cidade, Luciney Bohrer.

Gostou? Compartilhe