Frio e muito sol. Essa será a “combinação” climática do final de semana. Depois de dois dias de chuvas (quarta e quinta-feira), a sexta-feira (25) foi de céu claro. Condição que deve permanecer durante o sábado (26) quando a previsão é de sol, frio e formação de geada.
A presença da massa de ar polar garante um sábado com sol e temperaturas baixas em praticamente todo RS, segundo o Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS). Na madrugada e no amanhecer, as temperaturas estarão baixas, com valores próximos de 0°C no Oeste, Campanha, Centro, Planalto Médio, Missões e Serra do Nordeste. Há forte formação de geada em praticamente todas as regiões. Ao longo do dia, o sol favorece a elevação das temperaturas que oscilarão em torno de 15°C em todas as regiões do território gaúcho.
No domingo (27) o Cemet aponta para tempo seco, frio e com formação de geadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul. A atuação da massa de ar polar deixa as temperaturas negativas no amanhecer na Região da Campanha, Depressão Central e Campos de cima da Serra e Serra do Nordeste, há possibilidade de forte formação de geada em praticamente todo o Estado. O sol aparece em todas as Regiões, as temperaturas máximas não devem passar dos 15°C na Região Metropolitana.
A semana também começa com tempo seco e frio e não há previsão de chuva pelo menos até o mês de julho acabar. A segunda-feira (28), conforme o Cemet, será de frio e possibilidade de geadas. No amanhecer a temperatura permanece baixa, com valores próximos de 0°C na Serra do Nordeste e Campanha, há possibilidade de formação de geadas isoladas no interior gaúcho. No período da tarde os valores já se aproximam de 18°C no Noroeste.
Neve em Santa Catarina
A sexta-feira foi de neve na Serra de Santa Catarina, a primeira do ano. De acordo com o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) a alta umidade relativa do ar deixada pela passagem de uma frente fria, associada ao frio intenso de uma massa de ar frio e seco que se aproxima do Sul do Brasil, favoreceu a ocorrência do fenômeno na Serra catarinense. A neve de fraca intensidade ocorreu por cerca de 20 minutos, próximo da 1h30 da madrugada de sexta-feira no Morro da Igreja. Também ocorreu em Urupema às 3 horas da madrugada. Não houve acúmulo de neve e esse foi o primeiro registro do ano em SC.