Creche I
A Prefeitura de Passo Fundo segue com as inscrições abertas para a primeira creche noturna, que atenderá crianças de seis meses a seis anos. O serviço, inédito em todo o Brasil, possibilita que crianças de pais que trabalham à noite possam receber educação e cuidados de qualidade. A primeira unidade da creche noturna funcionará no centro da cidade e atenderá das 19h às 07h.
Creche II
As famílias que necessitam do serviço devem procurar o Núcleo de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h30. Os pais ou responsáveis precisam apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; comprovante de residência; xerox da carteira de trabalho dos pais ou responsáveis; e documento do empregador para comprovar o horário de trabalho, a fim de atestar o compromisso noturno. O número de vagas deverá obedecer a demanda das inscrições que serão recebidas. O prazo final para as inscrições é o dia 15 de agosto.
Concurso
Foram realizadas neste domingo (27) as provas do concurso público para servidor do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre, e das Seções Judiciárias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. No total, 79.235 candidatos se inscreveram. Os aprovados formarão cadastro reserva, não havendo vagas para imediato provimento. A validade do concurso é de dois anos, prorrogáveis por mais dois, a partir da homologação do resultado.
Tecnologia 4G
O edital com as regras para o leilão da faixa de frequência de 700 mega-hertz (MHz), que será usada para a oferta de tecnologia 4G, pode ser publicado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) antes mesmo da aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo o presidente da agência, João Rezende, todos os esclarecimentos estão sendo feitos, mas a publicação do edital não está vinculada à aprovação pelo tribunal. Com a publicação antes do parecer, o edital será revisto caso o TCU discorde de algum item. Para evitar o contratempo, os órgãos reguladores costumam esperar a posição do TCU sobre o processo de concessão antes do início das concorrências.
Paz
O papa Francisco pediu ontem (27) que as autoridades do Oriente Médio, do Iraque e da Ucrânia busquem o caminho da paz, o bem comum e o respeito pela pessoa, “abordando cada disputa com a tenacidade do diálogo e da negociação e com o poder da reconciliação”. Em discurso no Vaticano, após a oração do Angelus, ele disse que o centésimo aniversário da eclosão da Primeira Guerra Mundial será lembrado hoje (28) e que espera que os erros do passado não se repitam.
Atingidos I
Segundo o último boletim da Defesa Civil divulgado neste domingo (27), dos 169 municípios atingidos pelas enchentes no início do mês, 133 continuam em situação de emergência e dois em estado de calamidade pública. Agora são 387 pessoas desabrigadas (em abrigos municipais) e 1.722 desalojadas (em casa de parentes ou amigos). Como a chuva forte retornou ao Rio Grande do Sul na última semana, entre terça e quinta-feira, atingindo a Região Central, nesta segunda-feira (28) os municípios mais atingidos pelas chuvas devem decidir se entrarão com pedido de decreto de emergência.
Atingidos II
A decisão virá depois da análise dos prejuízos causados. É o que pretendem as prefeituras de Jaguari e São Sepé, conforme informou o coordenador da Defesa Civil local, Cladmir do Nascimento. Em Santa Maria, a situação da Vila Bilibio e do bairro km 3, que estavam sendo monitorados, foi normalizada. O nível do Rio Vacacaí Mirim estabilizou e não há mais riscos de desmoronamentos na região. O tempo bom na Região Central serviu para os municípios contabilizarem os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias. São Sepé e Jaguari, duas das áreas mais atingidas, trabalham na reconstrução de estradas, e também avaliam a possibilidade de decretarem situação de emergência nos próximos dias.
Praça das Pedras
Ontem, tivemos um domingo de inverno, céu azul e um convidativo sol para “lagartear”. Em Passo Fundo o bairro Cidade Nova foi um dos locais mais procurados por famílias, dos idosos às crianças. O movimento maior esteve centralizado na Praça Noely Albuquerque, também conhecida como a Praça das Pedras. O chimarrão passava em muitas rodas, pandorgas empinadas e animais de estimação desfilando pelas calçadas. Não faltaram praticantes para incontáveis modalidades esportivas: carrinho de lomba, triciclo, skate e até parapente. Um lindo cenário que ao entardecer foi pintado pelo pôr do sol, propiciando linda moldura para os casais apaixonados. Foi um lindo domingo.