OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Conselho tutelar
Estou impressionado como as pessoas desconhecem as atribuições do conselho tutelar e ainda da demanda que temos com abuso sexual, espancamento de crianças e adolescentes, prostituição, trabalho infantil e pais omissos ou coniventes. Os nossos dois conselhos, com dez conselheiros trabalham diariamente para que estes abusos não aconteçam e também para a responsabilização daqueles que deveriam proteger as crianças e não protegem.

Conselho tutelar II
Casos de pais que permitem atrocidades com seus filhos sem fazer nada e quando o conselho tutelar, Ministério Público e Judiciário intervém são acusados de não permitirem dos mesmos educarem seus filhos. Não educam, não dão limites e muito menos exemplo e ainda se ausentam da vida escolar das crianças. Tudo isto se soma a omissão, descaso, violência e falta de auto estima que vem gerando gerações de pessoas com problemas com álcool, drogas e envolvidos em atos ilícitos.

Família
Temos que garantir politicas públicas para nossa comunidade, mas fazer com que as famílias assumam suas responsabilidades. Que as famílias de uma vez por todas comecem a debater o que de fato significa “planejamento familiar”.

Famílias II
Ter filhos como resultado do sexo é lamentável, isto pode até ser uma exceção, mas não uma regra como tem sido. Mulheres que nem mesmo sabem quem são os pais dos seus filhos e pais que nem querem saber as responsabilidades que temos ao gerarmos nossos filhos. Absurdo e revoltante. Depois de tudo isto, abandonam a educação dos seus filhos e querem que a escola, a TV, a rua, avós eduquem sua prole, por fim culpam o conselho tutelar que não conseguem dar limites as crianças e adolescentes. Que parte não entenderam que educação é responsabilidade dos pais e se não se sentem preparados para isto apenas façam sexo, não façam filhos.

Procissão
Eu gosto e admiro quem organiza as várias manifestações religiosas de nossa cidade. São Cristóvão, São Miguel, Nossa Senhora Aparecida e muitas outras. Todas com um valor imenso de despertar a cidadania e os princípios cristãos em nossa sociedade.

Procissão II
Acredito que a Procissão em homenagem a São Cristóvão é a demonstração maravilhosa e que nossa cidade é anualmente brindada por este momento, mas penso que podemos refletir para 2015 sobre o papel da buzina neste evento. Neste ano tivemos buzina na concentração a partir das 02hs e se estendeu até 17hs e as pessoas que reclamam tem parte de razão sim, pois além de trabalhadores que chegam pela manhã temos doentes que estão descansado em casa ou nos hospitais. Tirando os excessos do debate, respeito às manifestações religiosas tão quanto o direito de silêncio que as pessoas estão reivindicando.

Convivência
A base de uma boa convivência é o respeito e por isto que digo que meus amigos são principalmente aqueles que sabem conviver com a diversidade. Pensar e agir diferente não são problemas e sim respeitar as pessoas, suas conquistas, seu patrimônio moral e suas convicções. Penso que nossos jovens estão com dificuldades de enfrentar suas desilusões e as diversidades na escola, no trabalho e sociedade. Temos que como pais mostrar que respeitar o diferente é a base primordial de termos uma boa sociedade e que não se ganha todas, a derrota faz parte do aprimoramento humano.

Gostou? Compartilhe