Bom senso, por favor!
Na eleição de 2012 para prefeito e vereador, os juízes eleitorais de Passo Fundo, neste período, Dalmir de Oliveira Franklin Júnior e Luís Christiano Enger Aires, acordaram com os partidos a não utilização dos chamados cavaletes para fazer propaganda eleitoral nos canteiros, especialmente na Avenida Brasil e na Presidente Vargas. O acordo de cavalheiros, porque este tipo de publicidade é permitido pela legislação, evitou a chamada poluição visual da cidade. Os candidatos puderam fazer outro tipo de propaganda sem prejuízo às suas campanhas. Nas eleições gerais deste ano, os Cartórios Eleitorais e juízes do interior tem pouca interferência na ação dos partidos em relação ao que é permitido, dada a característica das eleições. Desta forma, em Passo Fundo não há qualquer acordo para evitar a colocação de cavaletes nos canteiros. No entanto, nada como apelar para o bom senso dos candidatos. Sem poluição visual nos nossos canteiros, por favor! A cidade agradece.
Apoiadores
Rene Cecconello, PT, fez um grande lançamento da campanha para deputado estadual no CTG Lalau Miranda, na sexta-feira. Com a presença de lideranças estaduais e vários candidatos a federal com quem fará dobradinha, o local foi tomado por apoiadores, de várias correntes que formam o partido. Em Passo Fundo, Cecconello tem o apoio de três dos quatro vereadores do PT: Isamar Oliveira, Cláudia Furlanetto e Rui Lorenzatto. Gleison Consalter, o Palhaço Uhu, apoia a campanha de Edegar Pretto. Fará dobradinhas com Marco Maia e Ivar Pavan. Cecconello é da corrente Unidade e Luta Democrática.
Homenagem
A professora Neusa Rocha será merecidamente homenageada durante a abertura da Semana do Município, em reconhecimento pela dedicação ao trabalho na área da educação no município de Passo Fundo. Além de um trabalho exemplar junto à universidade e como vice-reitora de Graduação, no período 2010/2014, Neusa Rocha, participou de forma ativa no desenvolvimento educacional no município e região. A homenagem será nesta sexta-feira, 1º de agosto, no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto.
Registro
“A Rua Moron é uma das mais belas de Passo Fundo. Portanto, é inadmissível a falta de consciência da população que deposita todo tipo de lixo ao lado dos contêineres. Nossa cidade tem o título de capital da literatura. No entanto, estamos rodeados de analfabetos culturais e esta é a mísera realidade que encontramos”. Fica o registro indignado da Silvana Haas que enviou a foto para O Nacional, que está disponível nas redes sociais.
Rompendo
A polarização desenhada nos cenários estadual e nacional (Ana Amélia Lemos, PP, e Tarso Genro, PT – para o governo. Dilma Rousseff, PT, e Aécio Neves, PSDB) pode ser rompida, e esta é a intenção de quem está disputa, com estratégias inteligentes de candidatos que pretendem ser a terceira via do processo como José Ivo Sartori, PMDB e Vieira da Cunha, PDT, aqui no Estado, e Eduardo Campos para presidente. A TV e o rádio devem ser determinantes, porque até agora, nada de novo.