Números oficiais só no final do prazo

Inscrições para creche noturna seguem até o dia 15, quando então município divulgará o resultado da procura

Por
· 2 min de leitura
Famílias buscam informações sobre o programa do municípioFamílias buscam informações sobre o programa do município
Famílias buscam informações sobre o programa do município
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, garantiu que a creche noturna já tem inscritos e que a quantidade só será divulgada após o dia 15 de agosto. A justificativa é que o prazo para as inscrições ainda não encerrou e a tendência é que o número de interessados se intensifique a partir da próxima semana. A implantação da primeira creche com atendimento durante toda a noite no Brasil foi anunciada há cerca de quinze dias. O serviço oferecido pela Prefeitura atenderá crianças de seis meses a seis anos em uma unidade no Centro da cidade das 19h às 7h. “Não temos o número. As pessoas estão buscando a Secretaria de Educação, mas não totalizamos, e só vamos fazer isso no final. Já tem inscritos”, disse o prefeito. A justificativa para a não divulgação do total é que o período ainda não encerrou. “Como é um projeto novo, não gostaríamos de fazer uma parcial. Vamos primeiro fazer as inscrições. As escolas estão em férias neste momento. Não há preocupações com números neste momento”, declarou Luciano.

O serviço será oferecido independente da quantidade de crianças. “Muitas pessoas pediram, as inscrições estão acontecendo, elas vão seguir até dia 15, e seguramente o serviço será prestado. Claro que teremos um limite. É um modelo inicial e poderá ser ajustado. Não trabalhamos com perspectiva pessimista e sim otimista. As inscrições recém começaram. Temos mais de 15 dias pela frente. As pessoas também poderão se inscrever quando a creche já estiver funcionando”, informou.

A creche noturna foi uma das principais promessas de campanha eleitoral do prefeito. A demanda teria sido apresentada pela comunidade. “Ela surgiu porque tem centenas de pessoas, principalmente mães, que trabalham durante à noite nos hospitais, indústrias, restaurantes, postos de combustíveis, e muitas dessas pessoas apresentaram isso como uma necessidade durante a campanha eleitoral. Nós levamos em torno de um ano para formular um projeto que fosse adequado para as necessidades da cidade. Por isso, ele é inédito”, revelou Luciano.

Critérios que contribuíram para o programa

O secretário de Educação, Edemilson Brandão, destacou os fatores que foram levados em consideração no momento da elaboração do programa. “Passo Fundo é uma cidade que se modernizou muito nos últimos anos. As relações de trabalho se tornaram mais complexas e o perfil econômico exige mão de obra em tempo contínuo. Essa foi a premissa básica”, enfatizou Brandão. Outros indicadores utilizados para justificar o programa foram os turnos de horários das empresas, a quantidade de empregos gerados e o percentual de mulheres que participam. Até dados sobre acidentes domésticos com crianças foram usados como base. “Utilizamos indicadores da Secretaria de Saúde sobre acidentes com crianças entre zero e seis anos.

Gostou? Compartilhe