Prefeitura no Interior: programa já recuperou mais de 500 quilômetros de estradas nos distritos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Programa Prefeitura no Interior, primeiro programa de governo lançado pela atual administração, tem como principal finalidade atender as demandas do interior do município. As principais atividades estão diretamente relacionadas a manutenção e conservação das estradas gerais. Até o momento, foram recuperados cerca de 510 quilômetros de estradas gerais e secundárias, melhorando o acesso aos distritos e consequentemente, o desenvolvimento rural do município.

Além disso, foram reestruturadas mais de 20 pontes, entre elas, está sendo feita a ponte de concreto da comunidade de Santo Antônio do Capinzal. O projeto de instalação de galerias de concreto solucionará o problema de transbordamento de água, que ocorre constantemente na estrada, devido a pouca vazão e ao excesso de lixo acumulado no leito do rio.

Paralelamente, a Coordenadoria do Interior atendeu 350 ordens de serviços, solicitações realizadas diretamente pelos agricultores, como instalação de tubos e canaletas na estrada geral e acesso às propriedades, entrega de cargas de brita para agricultores familiares e setor agropecuário em geral, entrega de cargas de pedra de mão para construção de fossa séptica, realização de terraplenagem (construção de agroindústria, silos e aviários) e silagens para armazenagem do milho.

A partir da aquisição do britador móvel, a disponibilidade de material utilizado na infraestrutura das estradas e na melhoria dos acessos às propriedades aumentou consideravelmente. Todas as semanas, são destinadas cargas de brita para os distritos, sendo o material, é distribuído pelos subprefeitos.

“É importante salientar que a manutenção das estradas é uma atividade constante e contínua. Em períodos de intensas chuvas e durante as safras, os serviços da Secretaria do Interior são intensificados”, esclareceu a secretária Liliane Rebechi.

O programa se propõe a ouvir as necessidades das comunidades de todos os distritos e áreas rurais, além gerenciar e executar as solicitações de acordo com a infraestrutura da Secretaria do Interior.

O programa também atua no saneamento rural. Neste período, foram construídas mais de trinta fossas sépticas e ampliados aproximadamente 7,5 quilômetros de redes de abastecimento de água nos distritos de São Roque e Bom Recreio, melhorando a qualidade de vida da população local.

Através do Programa Prefeitura no Interior, a administração municipal recebeu do Sebrae/RS o selo de Prefeitura Empreendedora 2013/14 na categoria Pequenos Negócios no Campo.

Gostou? Compartilhe