Aeroporto de Passo Fundo pode ser licitado ainda em 2014

Terminal de passageiros terá quase 3,2 mil m² e pátio com capacidade para oito aeronaves de grande porte

Por
· 1 min de leitura
A coletiva de imprensa aconteceu ontem em Porto AlegreA coletiva de imprensa aconteceu ontem em Porto Alegre
A coletiva de imprensa aconteceu ontem em Porto Alegre
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Aeroporto Lauro Kortz não será o primeiro a ser licitado pelo governo federal, através da Secretaria da Aviação Civil, mas está entre os três gaúchos confirmados pelo governo estadual para serem licitados ainda em 2014. Em coletiva de imprensa na tarde de ontem (31), o Secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, anunciou que três (Rio Grande, Passo Fundo e Santa Rosa) dos 15 aeroportos gaúchos contemplados no Plano de Aviação Regional já tem projeto básico concluído. No aeroporto de Rio Grande, o projeto da reforma está mais adiantado, em fase de estudo preliminar, que antecede a abertura de licitação da obra. 

Em relação a Rio Grande, o projeto de Passo Fundo está um passo atrás, ou seja, na fase de estudo básico, mas já com indicações das intervenções que devem ser realizadas. Entre os três projetos, terá a maior área para estacionamento das aeronaves, com 250 metros de comprimento, totalizando uma área de 5,2 mil m². O acostamento terá 2,4 mil m². Já o aeroporto de Rio Grande terá 205 metros de comprimento e área de 4,1 mil m² e acostamento de 1,9 mil m².
O estudo básico indica ainda que o terminal terá capacidade para receber simultaneamente até oito aeronaves de grande porte (família Boeing 737 e Airbus 419 e 420), com a ampliação do pátio de estacionamento para 23,7 mil m². Com as melhorias, o terminal passa a operar em Código 3C – Operação por instrumentos IFR diurno/noturno com implantação de VOR, Estação Meteorológica de Superfície, estação de rádio EPTA, PAPI e casa de força. Além disso, será implantada a seção contra incêndio nível 5, de área total 4.148 m², sendo 290m² de área construída. Para melhorar o conforto dos passageiros, o terminal será ampliado para 3,1 mil m².

Na próxima semana, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco se reúne com os técnicos da SAC e do governo gaúcho para alinhar os projetos do governo do Estado e outro da empresa contratada no âmbito do programa.
Para o secretário Domingues, a região Sul do Estado terá um salto em termos de logística. “Sem dúvida Rio Grande sai na frente pelos avanços apresentados no projeto básico do novo aeroporto. Isto reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento do Estado voltado para a matriz produtiva e capacidade de planejamento para diversificar os modais de transporte”, comemorou.
As próximas etapas para estes terminais são a orçamentação num prazo de 60 dias e o processo de licitação por Regime Diferenciado de Contratação (RDC) com prazo estimado de mais 30 dias após a publicação do edital.

 

Gostou? Compartilhe