A Prefeitura de Passo Fundo apresentou ontem o Programa É o Bicho, que promoverá a castração cirúrgica e cuidados de cães e gatos no município. O ato foi realizado nesse domingo (3), na Praça da Mãe, dentro da programação dos 157 anos da cidade. Para o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, o lançamento do programa representa um trabalho coletivo. “O programa É o Bicho é uma conquista para toda a comunidade, que sempre lutou pela causa animal. Esse cuidado é uma necessidade e uma preocupação do nosso governo”, ressaltou Luciano.
O É o Bicho, que tem o objetivo de evitar a procriação descontrolada e o abandono de animais, funcionará através de uma unidade móvel que levará cães e gatos até clínicas veterinárias para realizar o procedimento de castração cirúrgica. A escolha das clínicas foi realizada através de licitação e o investimento do programa foi feito com recursos próprios do município.
O Ministério Público também foi parceiro do governo para ajudar a encontrar uma solução para a questão dos animais abandonados. Para o promotor de justiça, Paulo Cirne, o É o Bicho promoverá a conscientização da população. “O programa se constitui na principal política pública já desenvolvida em Passo Fundo para o controle de animais que se encontram abandonados nas ruas da cidade. Passo Fundo, com esta medida, terá condições de desenvolver um trabalho de conscientização para a posse de animais domésticos de forma responsável e, também, evitará que os animais sejam maltratados”, frisou Paulo.
O programa beneficiará os usuários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos – e as organizações protetoras dos animais. O É o Bicho também será realizado por regiões da cidade e para a castração cirúrgica de fêmeas. Por fim, o secretário de Meio Ambiente, Enilson Gonçalves, reitera o esforço para concretizar o programa. “Essa é uma vitória de todos, em que a Prefeitura trabalhou muito para apresentar para a comunidade. É um compromisso nosso e um momento de celebrar”, observou. Mais informações sobre o Programa É o Bicho na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (54) 3311-5494.
Unidade ?? o Bicho entra em ação
· 1 min de leitura