A festa em comemoração ao Dia do Vizinho começou às 13h de domingo (03) e, aos poucos, o público chegava com a família, carregando as cadeiras e o chimarrão. Com a organização de Idoli Gireli e Paulo Roberto Bibiano, o evento foi realizado na Praça Adolfo João Floriani, localizada junto ao módulo da Brigada Militar. A atividade tem o apoio do Jornal O Nacional e da Rádio Planalto. O primeiro domingo do mês de agosto é o dia em que os moradores do bairro Vera Cruz saem de suas casas para conversar na praça em comemoração ao Dia do Vizinho. Com apresentação de quatro bandas e três grupos gaúchos, sorteio de brindes e apresentação de grupo de capoeira, a tarde de sol na praça foi transformada em um momento de confraternização.
O momento tem como objetivo aproximar a comunidade. Bibiano conta que a ideia surgiu em um encontro informal com o amigo Idoli e a parceria tem dado certo e chamado a atenção dos moradores, cada vez mais participativos. Os dois organizadores costumavam procurar a colaboração de empresas do bairro para a distribuição de brindes e, neste ano, com a consolidação do evento, contou com 28 colaboradores. De saco de lenha a bolos e canos de fogão, quem participou do Dia do Vizinho, pode se divertir e participar dos sorteios. A preparação para o evento começou às 7h de domingo. “A gente vê muitos vizinhos que não se conhecem, nem se olham, e com o Dia do Vizinho a gente vê eles chegando e conversando. Isso é muito gratificante”, comentou Bibiano.
No sábado (02), a decoração da praça contou com uma ajuda especial. Além do apoio da Prefeitura através das secretarias, quem passou pela pelo local notou a presença de dona Jandira Bueno. Com a ajuda da vizinhança e empresários da Vera Cruz, Jandira, que é moradora do bairro Dona Elisa, levou pneus, os pintou e improvisou pequenos nichos com flores pela praça. Durante o evento, Jandira montou uma banca e aproveitou para vender o artesanato, fonte de renda e auxílio aos eventos que organiza em prol da comunidade.
Para a moradora do bairro, Salete Bianchini, a data merece ser lembrada: “O vizinho é o nosso parente mais próximo, é bom ter um dia assim para podermos conversar”. Estima-se que mais de mil pessoas tenham participado do evento.