Prefeitura realiza a 1º Feira das Etnias de Passo Fundo

Atividade foi realizada na Praça da Mãe

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial e da Secretaria de Desporto e Cultura (SEDEC), realizou na tarde desse domingo (03), a 1º Feira das Etnias.

A atividade. que aconteceu na Praça da Mãe (em frente ao colégio Fagundes dos Reis), está entre as comemorações do aniversário de 157 anos da cidade e contou com a participação de descendentes e imigrantes de Palestina, Bangladesh, Senegal e Sudão, que apresentaram exposições, gastronomia típica e informações sobre cada cultura.

Para o coordenador da Igualdade Racial, Júlio César Carvalho, a feira é uma oportunidade para mostra que Passo Fundo se tornou um referencial para a vinda de estrangeiros. “Percebemos que nos últimos anos, muitos estrangeiros vieram para o município. Pessoas de países de origem africana e árabe estão entre as principais”, esclareceu.

A feira também tem como finalidade a integração de diferentes etnias e o resgate da cultura de cada uma. A embaixatriz da Palestina, Nahida Tamimi, afirma que, sendo o Brasil um país formado por tantas culturas, é importante manter o vínculo com o país de origem. “Esse encontro é importante para mantermos vivas as nossas tradições no Brasil. É fundamental que nossos filhos e netos saibam de onde vieram e quais são os costumes da sua etnia. Hoje, a nossa preocupação é também divulgar a causa palestina”, declarou.

A ação também contou com distribuição de selos, moedas antigas e cartões postais. Estima-se que cerca 1.200 imigrantes vindos de Bangladesh e Senegal vivem atualmente em Passo Fundo e, aproximadamente, dez famílias descendentes de palestinos.

Gostou? Compartilhe