O Balcão do Consumidor, projeto ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), disponibiliza para a comunidade mais uma ferramenta de defesa do consumidor a partir deste mês de agosto. De segunda a sexta-feira, das 12h às 17h30min, as pessoas interessadas poderão buscar atendimento online por meio do site http://balcaodoconsumidor.upf.br/. O atendimento online permite às pessoas conhecerem melhor os direitos e saberem como proceder quando ocorrer algum problema nas relações de consumo. O atendimento online propicia ao consumidor esclarecimentos e informações sobre a demanda e o encaminhamento ideal para resolução dos casos. O coordenador do Balcão do Consumidor, professor Liton Lanes Pilau Sobrinho, explica que a nova ferramenta foi criada com o objetivo de oferecer uma opção de atendimento, mesmo para aquelas pessoas que não teriam tempo para ir até a sede do Balcão (Avenida Brasil,743 – Centro) buscar atendimento.
O consumidor que quiser iniciar o procedimento pelo atendimento online deve ter digitalizados os documentos pessoais e a nota fiscal da compra. Com esses documentos será iniciado o contato com a empresa. Quem quiser apenas buscar informações não necessita ter esse material. “O consumidor não deve buscar a ajuda somente quando tem problema. Antes de efetuar a compra ele pode buscar a ferramenta para esclarecer dúvidas e ser orientado para evitar incômodos”, ressalta. Ao longo dos oito anos de existência, o Balcão do Consumidor da UPF já atendeu cerca de 45 mil pessoas, somente na unidade de Passo Fundo. Apenas entre janeiro e julho deste ano foram mais de 5,8 mil atendimentos presenciais realizados. Além de Passo Fundo, o projeto está presente em Lagoa Vermelha, Carazinho, Casca e Soledade.
Como funciona
Para buscar auxílio junto ao Balcão do Consumidor a pessoa titular da reclamação ou representante autorizado por meio de procuração, deve portar documentos pessoais, junto com os comprovantes da relação de consumo: contrato, nota fiscal, ordem de serviço, orçamento, entre outros. Depois de registrado o procedimento, é realizado o contato com o fornecedor, buscando uma solução extrajudicial para a demanda. Não havendo acordo entre as partes é realizada audiência de conciliação. Após toda a tratativa, caso o consumidor não se sinta satisfeito com as informações repassadas pelo fornecedor, é encaminhado ao Juizado Especial Civil para dar continuidade em seu procedimento na esfera judicial.
Serviço
Atendimento online do Balcão do Consumidor
Segunda a sexta-feira das 12h às 17h30min
Gratuito